canallondres.tv

a tv dos brasileiros na europa

atrações turísticas de barcelona – casa batlló e parque guell

duas obras primas de gaudí

São inúmeras as atrações turísticas de Barcelona, mas não há como negar que as obras do arquiteto Antoni Gaudi, se sobressaem na paisagem da capital da Catalunha. Fica até difícil escolher por onde começar, mas a Casa Batlló e o Parque Guell, são simplesmente dois desses lugares que não podem ficar de fora de qualquer roteiro turístico que se preze.

 

Projetadas por Antoni Gaudí, um dos grandes nomes da arte e arquitetura modernista, que também é o criador da famosa Sagrada Família, são dois exemplos de momentos especiais do movimento modernista do século XX. Tanto a Casa Battló como o Parque Guell, são obras únicas em beleza e originalidade.

 

O nosso passeio começa pela Casa Batlló, antiga residência de um rico empresário da indústria textil, que encomendou a Gaudi a reforma da mesma. Como tudo o que Gaudí fez tem o toque da originalidade, ele usou as aventuras submarinas de Julio Verne como inspiração para o seu projeto.

 

Passear pelo seu interior é experimentar a sensação de que você está caminhando pelo interior de um gigantesco animal submarino. Tudo ali é inspirado em formas de animais marinhos e imaginários. Tudo é curvo, ondulado e rico em cores. Aliás Gaudí projetou a Casa Batlló de tal forma que dá a impressão de que pra ele tudo é uma brincadeira com formas e cores, que mudam de acordo com a luz.

 

Bem, depois da Casa Batlló, fomos visitar o Parque Guell, no topo de uma montanha que proporciona uma das melhores vistas de Barcelona. O nome do Parque Guell tem a ver com o seu antigo proprietário que, depois de uma tentativa fracassada de transformar a área num lucrativo empreendimento imobiliário, entregou o projeto do parque a Gaudí.

 

Mais uma vez, percebe-se a influência do mundo dos animais e da natureza como inspiração do mestre modernista. Não podemos esquecer de que a obra de Gaudí está muito relacionada à Catalunha, região da qual Barcelona é a capital e que também deu ao mundo nomes como Salvador Dali e Miró, entre outros grandes das artes no século XX.

 

O Parque Guell está repleto de simbolismos que fazem parte do universo catalão de Antoni Gaudí. Cores, caminhos e espaços integram-se às formas da demografia da montanha, proporcionando ao visitante a sensação de paz e interação com a natureza que Gaudí buscou ao projetá-lo.

 

Enquanto você não vai a Barcelona, aproveite para conhecer dois dos principais cartões postais turísticos de uma das mais belas cidade da Europa, na companhia do editor do Canal Londres, Silvino Ferreira Jr. Se você já conhece, lembre-se do ditado “recordar é viver” e relembre os dias em que você esteve nessa cidade tão especial e que, certamente, foram inesquecíveis, para reviver um pouco do melhor de Barcelona.

© 2015 - canallondres.tv - todos os direitos reservados haas/hm