canallondres.tv

a tv dos brasileiros na europa

samba em londres – fábio allman e o rio-lapa-londres


samba na universidade

Quando veio a Londres pela primeira vez, em 2007, Fábio Allman, junto com o Monobloco, estava plantando uma semente que já começa a revelar os seus frutos. Nascia ali o Rio-Lapa-Londres, uma parceria entre Rio e Londres que a cada ano foi aproximando músicos dos dois lados do Atlântico em torno de uma uma das mais fortes expressões da cultura brasileira: o samba.

 

Cinco anos depois, o professor Barack Schmool, da City University, um dos mais conceituados centros de estudos musicais da Inglaterra, está levando um grupo de 30 músicos britânicos para passar um mês no Rio de Janeiro, para tocar e ver de perto como o brasileiro toca samba.

 

É uma iniciativa tão interessante que, depois de um início baseado mais na força de vontade, transformou-se no Rio-Lapa-Londres, que, com o apoio dos governos do Rio e de Londres, teve participação ativa durante as celebrações dos Jogos Olímpicos 2012, e vai continuar com a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

 

Na entrevista que gravamos com o Fábio, durante o último ensaio antes do embarque ao Brasil, ele fala com orgulho da história do Rio-Lapa-Londres, que tanto valoriza o encontro de culturas.

 

Mas não é só isso, ele também presta tributo ao trabalho do professor Barack e a todos os músicos ingleses que estão tornando possível o que para muitos era impensável: fazer os ingleses se apaixonarem pelo samba e, mais que isso, serem capazes de tocá-lo com tanta maestria.

 

Como convidado especial, o vídeo também registra o depoimento de Barack, contando um pouco da sua paixão pessoal pelos ritmos brasileiros e do processo de assimilação do espírito do samba por parte dos seus alunos. Um processo que depende de muita disciplina e muita dedicação.

 

Isso é o Brasil em Londres no que o brasileiro tem de melhor, a sua veia musical. E aprendendo com os britânicos que disciplina, sim, faz diferença e que a gente pode ser ainda melhor no que fazemos se estamos abertos a aprender com eles.

 

Por isso, repetindo colocando tomando emprestado as palavras de Fábio e Barack, a gente pode dizer que é muito bacana ver tanto interesse pela nossa música e que o Canal Londres se sente honrado pelo privilégio de mostrar um momento tão especial nesse encontro de culturas.



© 2015 - canallondres.tv - todos os direitos reservados haas/hm