canallondres.tv

a tv dos brasileiros na europa

stonecrabs e o teatro de nelson rodrigues em londres


beijo no asfalto

Mais uma montagem de Nelson Rodrigues, em Londres. Mais uma produção da Companhia de Teatro StoneCrabs, fundada pelo diretor Franko Figueiredo e a atriz Tereza Araújo.  De Nelson Rodrigues, eles já haviam levado ao palco duas peças: “Valsa No 6” e “Senhora dos Afogados”.

 

Apresentada no New Diorama Theatre, “O Beijo no Asfalto” conta com um elenco formado por 5 artistas brasileiros e 3 britânicos: Gael Le Cornec, no papel de Selminha; Diogo De Brito Sales, como Arandir; Marcio Mello, interpretando Aprígio; Ronaldo Borges, o delegado Cunha; Sapphire Joy, uma das britânicas do elenco, como Dália; Terry-Ann Brumby, outra inglesa, como Dona Matilde; Karlina Grace, também da terra de Shakespeare, como Amado Ribeiro; e Tereza Araujo, na pele de Werneck.

 

Para quem não teve o privilégio de ver uma das apresentações no palco do Diadora, o Canal Londres, no vídeo ao lado, traz uma entrevista com o diretor Franko Figueiredo e Tereza Araújo, onde eles contam um pouco do encontro, acontecido em 1999, que levou à criação do Stonecrabs, os passos para que a mesma viesse a se tornar uma companhia internacional, até a montagem de “O Beijo no Asfalto”.

 

Claro que não poderia faltar imagens do espetáculo, produzidas num dos últimos ensaios do grupo, e depoimentos de alguns dos integrantes do elenco. São diversas as razões que levaram o Stonecrabs a escolher mais uma peça de Nelson Rodrigues para levar ao palco, mas vale destacar os 100 anos de nascimento do polêmico e consagrado autor brasileiro, os 10 anos do Stonecrabs e a contemporaneidade de “O Beijo no Asfalto”.

 

Em tempos em que a sociedade britânica tem questionado o papel da mídia, especialmente de jornais sensacionalistas, Nelson Rodrigues mostra, mais uma vez, o quanto o seu trabalho rompe as barreiras de tempo e espaço, provando que ele merece um lugar entre os autores cuja obra pode ser carimbada como universal.

 

O sucesso da montagem é também motivo de orgulho para os amantes do teatro e da arte, já que não é fácil conquistar espaço nos palcos de uma cidade, e de um país, onde a tradição do teatro remonta séculos. Por isso, registrar imagens de um espetáculo teatral, como “Beijo no Asfalto”, é uma forma de homenagem ao talento brasileiro. A gente fica torcendo para que venham mais. com o mesmo sucesso. Só nos resta desejar isso em linguagem teatral: merda!



© 2015 - canallondres.tv - todos os direitos reservados haas/hm