canallondres 10 anos
mais de 1000 vídeos

São 10 anos de canallondres.tv, a sua tv online: 02.04. 2009 – 02,04.2019.

O lançamento da primeira tv online feita por brasileiros na Europa foi com 9 vídeos. O vídeo de lançamento foi apresentado por Roberta Arantes. Desde então, religiosamente, toda segunda e toda quinta um novo vídeo vai ao ar. Só tiramos um breve período entre o natal e o ano novo para descansar.

canallondres tv 10 anos

Roberta Arantes – vídeo de lançamento do Canal Londres.

O origem do Canallondres.tv

A ideia de lançar a primeira tv online do brasileiros na Europa nasceu de um desejo dos seus criadores, o Susan Ferreira e Silvino Ferreira Jr.: documentar a vida dos brasileiros em Londres. Mas antes mesmo da estréia, a ideia já havia evoluído para algo mais amplo: o Canal Londres seria uma ponte entre os brasileiros na Europa e o seu país de origem.

etretat

Étretat – França

De Londres para a Europa

A ideia de expandir a atuação para além de Londres surgiu com o objetivo de adicionar ao canal um conteúdo mais amplo. O Com tantos brasileiros fazendo turismo pela Europa, muitos blogs e sites de viagem, mas não havia nada em vídeo. O primeiro país do Continente Europeu onde produzimos vídeos foi a Itália. Ainda voltaríamos lá várias vezes nestes 10 anos do Canallondres.tv.

Flávia Coelho

Flávia Coelho

Música – a primeira página dedicada a uma atividade

À medida em que os vídeos iam sendo produzidos, a percepção de que havia um grande número de músicos brasileiros em Londres foi aumentando. Eram cantoras, cantores, instrumentistas, nos mais diferentes estilos. Um reflexo da riqueza e da diversidade da nossa música. Nasceu daí a ideia de criar uma página só para a nossa música.

Kleber Saúde

Kleber Saúde – apresentador da série Dicas

Dicas – a primeira série do Canallondres.tv

Conhecemos Kléber Saúde antes mesmo do lançamento do Canal Londres. Ele era professor de dança, em parceria com Gladys Cavalcanti, nossa primeira entrevistada para um vídeo na página gente. Quando surgiu a ideia de produzir uma série com dicas de Londres e de viagem, em vídeo, ele foi o primeiro nome a surgir. A escolha foi tão feliz que 2019 também é o ano 10 da série, sempre com Kléber como apresentador.

Heloisa Righetto

Heloisa Righetto

Uma série dedicada à arte e ao design

Quando encontramos Heloisa Righetto pela primeira não fazíamos ideia de que aquele encontro era apenas o primeiro de muitos por vir. Foi em Greenwich para gravar um vídeo sobre a história dela em Londres. Pouco depois veio a ideia de uma série sobre design em Londres. A parceria, que também surgiu no ano do lançamento permanece até hoje. A série apresentada por Helô sempre coloca o padrão de qualidade do nosso conteúdo um degrau mais acima.

10 anos de canal londres

Vania Gay

Uma séria para quem quer conhecer Londres

É pouco provável que você vá encontrar algum londrino que saiba tanto sobre Londres quanto Vania Gay. Quem acompanha a série Guia Londres sabe que não há exagero nenhum nessa afirmação. Vania tem o mais alto certificado que um guia de turismo pode obter no Reino Unido: o Blue Badge. Depois do primeiro vídeo, produzido na City of London, nunca mais nos separamos. Vania, acima de tudo, é uma grande profissional e é um privilégio celebrar os 10 anos do Canallondres.tv contando com ela.

Kim Poor

Kim Poor

10 anos de Canallondres.tv – 10 anos vencendo desafios

Produzir 2 vídeos a cada semana, durante 10 anos consecutivos pode não parecer grande coisa, desde que se invista muitos recursos humanos e financeiros. Não é o nosso caso. Partimos sem investir quase nada. Era uma pequena câmera DV, um laptop, o final cut, para editar, e muita vontade de fazer. Aos poucos, fomos aprendendo, investido os poucos recursos na melhoria do sie e dos equipamentos.

10 anos de canallondres.tv

Torre de Londres

A força da audiência

Se todo esforço empregado não tem uma contrapartida a tendência é desistir. E o que manteve o Canal Londres durante estes 10 anos foi o reconhecimento da audiência. Numa ponta, os brasileiros no Brasil passaram a ser responsáveis por quase 70% dos acessos, mas o apoio dos brasileiros em Londres também foi fundamental.

Muitos dos nossos vídeos começam com sugestões e indicações do amigos aqui. O resultado é o maior arquivo em vídeos sobre os brasileiros no exterior. Muitos deles estão no vídeo acima que celebra essa trajetória. Não há nada similar no infinito universo da Internet. É isso que faz a gente continuar. Continuamos contando com você para a próxima década.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv