canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

10 dias de confinamento
todos bem, obrigado

10 é sempre um número especial. Significa muito e para os participantes da nossa série ‘Um Dia de Cada Vez’, 10 a nota que cada um merece. Com o devido pedido de desculpa pela falta de modéstia, ao me incluir nessa lista. Tem sido uma experiência muito enriquecedora para cada um de nós e espero que também para você que tem acompanhado o nosso dia a dia.

O décimo dia teve um pouco de tudo: poesia, trabalho, beijo, declaração de amor, cinema, mas abrimos com Maria Porto, jovem advogada, especializada em direito cível, que separou uma área dentro do próprio quarto para o seu ‘home office’ durante este período de isolamento social. Ao longo do vídeo, Maria também destaca a convivência e o apoio dos pais durante esse momento tão especial.

Não viu os outros vídeos da série? Estão todos nessa página.

Poesia do Pajeú – Jorge Filó

Do apartamento da amiga Mônica Luíza, no centro do Recife, nosso ilustre produtor cultural Amaro Filho nos brinda com dois belos poemas. Ambos são de autoria de Jorge Filó, cuja origem é o Sertão do Pajeú, região conhecida por ser berço de grandes poetas do tradicional cordel nordestino. Fica a dica: não deixe de ouvir os dois poemas, porque eles falam muito sobre a realidade atual.

Amaro Filho

Amaro Filho

Interesse Público X Garantias Individuais

Uma reflexão muito interessante é feita pela também advogada Renata Sucupira, que trabalha na área de Comércio Internacional. Trata-se de uma discussão sobre uma nova ordem mundial que vai surgir a partir dessa pandemia do COVID -19. Com as restrições do direito de ir e vir, assim como de se aglomerar, move-se a linha divisória entre o público e o privado, em favor do primeiro e em detrimento do segundo. Em nome de um bem maior, a saúde pública, retira-se do indivíduo direitos que foram conquistados, ao longo de séculos de luta.

Renata Sucupira

Renata Sucupira

Um exemplo de como isso pode ser mal usado é o que está acontecendo na Hungria, onde o presidente do país conseguiu prerrogativas para agir como um autêntico tirano. Fica a pergunta: passada a pandemia, ele vai abrir mão desses plenos poderes? A história mostra que nenhum ditador abre mão do poder absoluto.

os silenciados não mudam o mundo

Frame do Curta ‘Os silenciados não mudam o mundo’, de Alexandre Alencar

Cinema e Paulo Freire

A essa altura, quem acompanha ‘Um Dia de Cada Vez’ sabe o que cada um faz, mas é sempre bom repetir, porque, ao longo do caminho, vamos agregando mais pessoas à nossa audiência. Neste décimo dia, por exemplo, você tem a oportunidade de saber um pouco mais sobre o trabalho de Alexandre Alencar. Ele é o diretor do belo documentário ‘Os silenciados não mudam o mundo’, baseado em uma entrevista do educador Paulo Freire. Vale a pena você conferir, aqui.

canal londres

Dia de trabalho na sede do Canal Londres

Do Brasil, voamos virtualmente para a Inglaterra, onde o dia foi de trabalho para o casal Ferreira. Da minha parte, tive que lidar com problemas técnicos aqui no site. Felizmente, a experiência fez com que o que poderia ser um pesadelo, foi resolvido sem nenhum custo. E nesse décimo vídeo Susan Ferreira fala um pouco da atividade dela como produtora de cinema e TV e do que ela está fazendo neste momento.

beijo

Mônica Feijó e Alexandre Alencar

Há mais razões para você ver o vídeo acima e a gente escolheu o ‘frame’ com uma das participações da nossa talentosa atriz, cantora e narradora, Mônica Feijó, em um momento de carinho para com o marido, para fechar esse texto. Uma imagem que resume o que todos nós estamos aprendendo a revalorizar neste momento.

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x