siga-nos no facebook >

canallondres

meus 10 pubs em londres

Por que fazer uma lista de 10 pubs em Londres quando isso é tão comum? Basta um passeio pelo Google e você vai ver v´rias listas com os To3, 5, 10, 100, pubs na cidade. Poucas, no entanto, são realmente pessoais. Esta é uma das razões que me levaram a elaborar uma lista com os meus favoritos. A outra razão é que eu realmente gosto de frequentar pubs. O pub é um dos lugares mais interessantes para quem quer conhecer mais de perto o inglês. Eu descobri isso quando morei na cidade como estudante.

meus 10 pubs favoritos em londres

The Anchor

A experiência londrina

Durante um ano, entre 1998 e 1999, eu frequentei o mesmo pub quase todas as noites. Era estudante de inglês e este era um dos meus programas favoritos. Jogava pool (a sinuca dos britânicos) e, em torno da mesa, fazia amizades e aprendia o inglês como ele é falado nas ruas. Fui embora, o tempo passou e voltei para a cidade, só que em definitivo. No dia 6 de fevereiro de 2016, completei 10 anos na capital londrina. Compartilhar esta lista como os meus 10 pubs favoritos em Londres, foi a maneira que encontrei de comemorar a data.  Mas vamos deixar de conversa e vamos ao que interessa.

meus 10 pubs fovoritos em londres

Vista de Londres proporcionada pelo The Anchor

1 – The Anchor – um dos melhores na beira do rio

O primeiro da lista é o The Anchor. É o pub onde eu marco para encontrar os amigos que chegam à cidade. A primeira razão que faz do The Anchor um pub especial é a localização: ele fica às margens do Tâmisa, com uma vista para a St Paul Cathedral. No final de tarde, principalmente em dias de sol, as pessoas se espalham pelas mesas, degraus, se encostam na mureta, formam pequenos grupos na rua. O primeiro registro do The Anchor, como pub, é 1822, mas o lugar tem muita história. Foi uma sepultura de um romano, mas também local de sangrentas lutas de touros. Com tudo isso, acredite, o clima é muito agradável.

pubs em londres the anchor

The Anchor – Interior

Mas ele também é bacana mesmo quando você não pode curtir a parte externa. O interior é gigante, dividido em vários ambientes. No primeiro andar, uma varanda também proporciona uma bela vista do Tâmisa. No menu, você tem opções de variados petiscos, mas também existe a área do restaurante, se você quiser algo mais consistente. Para completar, o atendimento é sempre muito simpático, eficiente e acompanhado de uma bela variedade de cervejas para você escolher.

meus 10 pubs favoritos em londres

Waxy O’Connor’s

2 – Waxy O’Connors’s – a tridição do bom pub irlandês

O segundo é o belíssimo Waxy O’Connor’s. Como o nome sugere, é um pub irlandês. Localizado no Soho, é o maior pub irlandês no coração da região que os londrinos denominam West End. Os irlandeses dominam a arte de fazer um pub. Principalmente no que diz respeito à atmosfera. No caso do Waxy, o que chama mais atenção é a beleza do seu interior. São 6 níveis com inúmeros ambientes e uma decoração de muito bom gosto.

meus 10 pubs prediletos em londres

Waxy O’Connor’s

Além da variedade de cervejas e destilados, o atendimento é sempre muito bacana. Para quem curte música ao vivo, é bom ficar atento à programação disponível no site deles. Se você está em Londres como turista, o melhor é visitar o Waxy durante o dia, antes das 18h. É que nos finais de tarde, ele fica muito cheio e aí complica para quem quer conhecê-lo melhor. No entanto, se você for no início da semana, fica mais tranquilo ir depois das 18h. Eu já levei diversos amigos ao Waxy O’Connor’s e posso garantir que é uma unanimidade. Jamais poderia ficar fora da  lista dos meus 10 pubs em Londres.

pub irlandês em londres

Waxy O’Connor’s

É um desses lugares que o amante do pubs não pode deixar de conhecer em Londres. Um detalhe que não se pode esquecer: onde hoje é o O’Connor’s, no passado era uma igreja. Ou seja: é um lugar onde a gente deve entrar com todo respeito, porque é solo sagrado.

meus 10 pubs favoritos em londres

Tattershall Castle

3 – Tattershall Castle – um pub-barco com 2 cartões postais como vista

Prosseguindo com a nossa “pub crawl”, que é como os ingleses chamam um passeio entre pubs, vamos voltar para as margens do Rio Tâmisa. Agora, você vai conhecer um pub que entra na lista dos diferentes: o Tattershall Castle. O nome sugere um castelo, mas este é o nome de um barco que foi transformado em pub. Pode não ser o melhor pub londrino, mas a visita é inesquecível, porque a vista é uma das mais privilegiadas.

meus 10 pubs favoritos em londres

A London Eye vista do Tattershall Castle

Do Tattershall Castle você fica quase de frente para a London Eye. Se você olhar para a direita, no sentido de quem entra, vai ver o imponente Big Ben. Se tem sol, o final da tarde é o melhor horário para ir conhecê-lo. O único inconveniente é que muita gente vai ter a mesma ideia, o que faz com ele fique lotado. Mas o Tattershall Castle vai um pouco além. Descendo, você tem um restaurante que fica abaixo do nível do rio e, ao lado, funciona um night club. Não recomendo para quem tem problemas com enjôo, claro. Mas não há dúvida: a principal razão para ele estar nesta lista dos meus favoritos é a vista que proporciona.

meus 10 pubs favoritos em londres

Hootananny

4 – Hootananny – um pub com ares de Jamaica

Para continuar essa tour pelos meus pubs em Londres, vamos sair um pouco do centro de Londres e conhecer um pub que eu vou com bastante frequência. Pelo menos uma vez por mês, às sextas-feiras, eu passo pelo Hootananny. São vários os motivos que me fazem gostar desse lugar. O primeiro é que ele é localizado em Brixton, uma das áreas que eu mais curto na cidade. Brixton é um lugar especial, parece um pedaço de Salvador dentro de Londres. Foi moldado pela cultura afro-caribenha. O Hootananny é fruto dessa cultura.

meus 10 pubs favoritos em londres

Banda no palco do Hootananny

Mas existem outros motivos. É um dos poucos na cidade onde ainda há um grande palco para apresentações de música ao vivo e espaço para dançar. Os shows começam sempre às 21h, quando o salão onde está o palco é aberto. Enquanto isso, você pode aproveitar a parte externa, repleta de mesas. Nas noites de sexta e sábado, também há barracas servindo comidas. Se você curte jogar sinuca, o Hootananny também mantém essa tradição.

10 pubs para conhecer em londres

Holly Bush

5 – Holly Bush – um pub para uma boa conversa

Pronto para o quinto da lista? Então, vamos pegar o metrô em direção a Hampstead, no norte de Londres para conhecer o The Holly Bush. Hampstead é uma área nobre de Londres. Ali, moram muitos artistas, as casas são caras, tem um parque maravilhoso, o Hampstead Heath, muitos cafes, restaurantes. Alguns lugares lembram pequenas cidades do interior. O Holly Bush está localizado em uma rua sem saída a 5 minutos da estação. O bacana é que, em apenas 5 minutos, você sai do burburinho em torno da estação para um lugar que parece uma pequena ruela de cidade do interior. É um pub que vale a pena ir só pela beleza, como você pode ver na foto acima. A ideia do Holly Bush é proporcionar uma opção para quem quer um pub silencioso. Ele é um oásis de tranquilidade em meio a tantos pubs barulhentos. Vá ao Moita Sagrada e aproveite para fazer um passeio por Hampstead.

meus 10 pubs favoritos em londres

The Toucan

6 – The Toucan

Agora, vamos pegar o trem de volta para conhecer um pub muito especial no Soho, no centro da cidade. O nosso destino agora é o pub que é considerado o melhor lugar para tomar uma Guinness. Como você sabe, essa é uma cerveja que dispensa apresentações.  Até onde eu sei, ela é muito apreciada por brasileiros. O The Toucan construiu a reputação de servir a melhor Guinness cidade. É um pub com jeito de boteco, muito frequentado por artistas e gente que trabalha na indústria da música, da TV e do cinema..

pubs em londres greenwich

Trafalgar Tavern em Greenwich

7- Trafalgar Tavern

O número 7 é um pub que eu conheço desde a época em que morei em aqui como estudante. É outro pub às margens do Rio Tâmisa, só que em Greenwich. Estou falando do Trafalgar Tavern. Só o fato de estar às margens do Tâmisa já faz qualquer pub especial, não é mesmo?Por outro lado, Greenwich é o parque real mais antigo de Londres, com mais de 600 anos. Atrai muitos turistas, porque é onde está localizado o famoso relógio que é a referência para os fusos horários do planeta, mas também pelos museus, o mercado e a vila charmosa.

meus 10 pubs favoritos em londres

Sherlock Holmes

8- Sherlock Holmes 

Que tal um pub temático? Se você curte coisas relacionadas à cultura inglesa, eu recomendo um pub que tem um nome famoso: o Sherlock Holmes. É um pub que, como o nome sugere, homenageia o mais famoso detetive inglês. Ele é bem central, numa das ruas que dão acesso à Trafalgar Square.

meus 10 pubs favoritos em londres

Cafe 1001

9 – Cafe 1001

Para conhecer o penúltimo dos meus 10 pubs em Londres,  vou levar você para uma das regiões que eu mais curto em Londres: Brick Lane. Tem muita galeria de arte, mercados, lojas descoladas, muita arte de rua. É em Brick Lane que está o Cafe 1001. Espera aí, cafe? Não estamos falando lugar para tomar cerveja? O 1001 tem a palavra Cafe, serve café, mas também é um lugar para uma “beer”. É um dos meus lugares prediletos. Em dias de sol, uma das melhores coisas que você pode fazer num final de tarde é pegar a sua cerveja e ficar do lado de fora, só para observar as pessoas passando. Você vai ter uma ideia bem precisa do quanto Londres é uma cidade para todo mundo.

bar em brick lane

Cafe 1001

10 – The Clock’s House –  O pub perto da minha casa

Todo inglês que curte cerveja tem o seu “local pub“, aquele pub que fica perto de casa, no seu pedaço. Aquele onde você se torna conhecido do barman, do gerente, dos garçons, garçonetes e, claro, dos outros frequentadores. Bem, depois de tanto tempo vivendo aqui, no mesmo endereço há 10 anos, eu também tenho o meu predileto na área. Ele chama-se “The Clock’s House”, em Peckham Rye Park, sudeste de Londres.

pubs em peckham londres

The Clock’s House

Se um dia você quiser me achar em Londres, mas não tem ideia de como fazê-lo, uma boa chance é ir ao meu local pub no final de tarde de uma sexta-feira. De vez em quando, apareço por lá no final de uma tarde de domingo também. É uma das minhas maneira prediletas de fechar uma semana. Ele também fecha a lista dos meus 10 pubs em Londres.

Obs.: Este post está sujeito a atualizações. Afinal, a qualquer momento, eu posso descobrir algum outro que mereça fazer parte da minha lista de 10 pubs favoritos em Londres.

Silvino Ferreira Jr - Editor do Canal Londres

crece pelo