18 stafford terrace
uma casa museu

18 Stafford Terrace é uma casa museu localizada no Royal Borough of Kensington and Chelsea, uma das mais privilegiadas áreas de Londres. Pelo nome, você já percebe que trata-se de um museu diferente.

Como observa Heloísa Righetto, sua guia na visita a esta casa muito especial, passando pela rua, parece ser apenas mais uma casa. O que a diferencia das residências é a placa na frente do número 18, que identifica o artista que viveu ali: Edward Linley Sambourne.

stafford terrace

Heloisa Righetto

Descubra mais:

Cutty Sarks, em Greenwich, um barco-museu

Legado de uma época no 18 Stafford Terrace

Logo no corredor de entrada d0 18 Stafford Terrace, você tem o primeiro contato com a história dessa residência transformada em museu: uma “timeline” revela a linhagem que começa com o casal Edward Linley Sambourne e a esposa, Mary Ann (Marion) Herapath, que foram morar naquele endereço em 1875.

A data revela que trata-se de uma casa do último período da chamada Era Vitoriana, correspondente ao reinado da Rainha Victoria. Revela também, como diz Helô, que você está prestes a entrar em um túnel do tempo.

18 Stafford Terrace

18 Stafford Terrace

À medida que sobe as escadas você vai se deparando com um autêntico tesouro. Embora a 18 Stafford Terrace tenha passado por uma reforma nos anos 80, o que você vai ver la dentro, além de original, revela o estilo de vida de uma época. Vale a pena prestar atenção aos carpetes no chão, às paredes, muitas delas decoradas com obras de arte, móveis, degraus, banheiros, quarto dos serviçais. Cada detalhe importa, rigorosamente.

18 Stafford Terrace

18 Stafford Terrace

Retrato de um estilo de vida

Obviamente, esta casa museu revela muito dos seus moradores. Olhando um lavabo no quarto do casal, você logo percebe que era uma família que privilegiada: aquela era uma época em que a grande maioria das pessoas não tinha acesso a saneamento básico. Os sinos, usados para chamar os empregados domésticos, são outra pista importante das relações entre as pessoas que habitavam a casa.

18 Stafford Terrace

18 Stafford Terrace

Edward Linley Sambourne

Também não dá para entrar e sair dessa casa, que também é museu, sem saber um pouco mais sobre Edward Linley Sambourne. Cartunista e ilustrador, ele trabalhou por mais de 40 anos na revista Punch, cujo foco era o humor e a sátira. Linley Sambourne foi, durante os sus últimos anos de trabalho, o principal cartunista da revista.

18 Stafford Terrace

18 Stafford Terrace

Durante a visita ao 18 Stafford Terrace, você tem a oportunidade de conhecer vários dos seus trabalhos do morador ilustre, que iam além da ilustração e do cartoon. Um dos vitrais da casa, por exemplo, é um trabalho dele. Assim como um leque que ele usou como base para um trabalho artístico. Vale destacar que, no interior da casa, você também vai encontrar trabalhos de outros artistas, como o famoso William Morris, por exemplo.

18 Stafford Terrace

Heloisa Righetto

Ao chegar ao topo, você vai completar a sua visita conhecendo um pouco do lado considerado “menos nobre” da residência: as dependências dos serviçais. Era uma época em que ainda era comum os empregados terem dependências nas casas das famílias ricas. Como é de se esperar, tudo é mais simples neste cômodo. Mas há também um espaço que onde as babás ficavam com as crianças que foi transformado em um estúdio. A ideia é que você saiba como era o espaço onde Edward Linley Sambourne trabalhava.

18 Stafford Terrace

Vitral – 18 Stafford Terrace

E, para encerrar, uma informação útil: o 18 Stafford Terrace está aberto ao público às quartas, sábados e domingos. Você não precisa fazer reserva antecipada, mas é bom dar uma olhada no preço atualizado do ingresso no site. Se você curte passeios diferentes e lugares inusitados, você vai curtir essa visita à casa e ao nosso video, acima.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv