canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

40 dias protegendo a vida
um dia de cada vez

Isso mesmo, a nossa série ‘Um Dia de Cada Vez‘ faz aniversário: são 40 dias protegendo a vida. Para quem pode, durante esta epidemia, ficar em casa, este é um sacrifício para proteger a si mesmo, mas também ao outro. Por isso, é motivo de celebração.

Aliás, o nosso vídeo 40 abre com um sorriso de Mônica Feijó. A razão é muito especial: ela recebeu uma mensagem a respeito da participação que teve, recentemente, numa campanha de cunho social. Tratava-se da gravação de um apelo para que as pessoas ajudassem a ONG Pequenos Profetas, que trabalha meninos de rua. O alcance da campanha, ajudada pelo impulso da participação do Galo da Madrugada, foi além das expectativas.

Monica Feijo

Mônica Feijó

Em seguida, eu chamo a atenção para uma página do jornal britânico ‘The Guardian’, com o registro das imagens, nomes e funções de profissionais do NHS – National Health Service, que têm morrido na linha de frente de combate a Covid-19. O que chama mais atenção é que a grande maioria desses profissionais pertence a grupos minoritários e de imigrantes. Isso diz muito sobre o que é a sociedade britânica hoje.

nhs

De Londres para Londrina. Renata Sucupira teve que sair para ir até a Caixa Econômica Federal, resolver um problema para a mãe. O que ela viu nas ruas da cidade é motivo de grande preocupação: em meio a uma batalha judicial, onde o prefeito tenta manter o comércio funcionando, muitas lojas abertas. Lojas, ressalte-se, que estão longe de se encaixar no perfil de essenciais.

Maria Porto

Maria Porto

Ao longo do vídeo, você também acompanha Maria Porto praticando aula de dança online, no quarto que também funciona como home office. A participação dele nesse vídeo 40, termina na companhia dos pais em torno de uma mesa na cozinha.

Em meio à correria para organizar uma live de lançamento de um site, Amaro encontrou tempo para registrar a sua angústia. O Brasil tem vivido uma tragédia anunciada. Um país onde grande parte da população não tem acesso a condições básicas de saúde, como o acesso a água tratada e esgotamento sanitário, por exemplo, ainda passa por uma grave crise política onde o presidente age como um ser frio, com requintes de perversidade. E a cereja no bolo de Amaro: a Internet dele dando problemas. Rir pra não chorar.

arroz negro

 

O final do dia vai chegando e o nosso quadragésimo vídeo traz uma grande novidade: Susan preparando um prato e praticando o português. O prato é o arroz negro, que ela aprendeu a preparar desde uma viagem que fizemos a Barcelona. É uma espécie de paella catalã, com uma característica muito peculiar: o preto vem do uso da tinta da lula. Quanto ao português, você não vai precisar de legenda para entender.

quadros

 

Em Londrina, Renata também teve tempo para lembrar das origens da família, enquanto observa alguns quadros com plantações de algodão, na parede da casa. Foi o algodão que motivou a mudança dos pais dela para o Paraná, há cerca de 50 anos. Quem tem acompanhado a nossa série ‘Um Dia de Cada Vez‘ sabe que a família de Renata é de origem pernambucana. E lá se foi mais um dia.

 

 

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x