5 séculos
4 pubs em wapping

Prepare-se para conhecer pedaço da história londrina a partir de um passeio por 4 pubs em Wapping. Situada na margem norte do rio Tâmisa, esta é uma área da cidade que começou a se desenvolver no século XV. Para você ter uma ideia, alguns dos pubs que você vai conhecer já existiam antes do Brasil ser descoberto.

Mas além da história e dos pubs, outra grande atração nesta caminhada é o visual que as margens do rio oferece. Logo na partida, você tem duas das principais atrações de Londres: a famosa Tower Bridge e o The Shard, prédio com linha modernas  que ocupa a primeira posição entre os mais altos da Europa Ocidental.

Tower Bridge e The Shard

Descubra mais pubs com vista para o Tâmisa:

Dois pubs na margem sul do rio

Três pubs em Hammersmith

História, cerveja e vista de encher os olhos

À medida em que você caminha, acompanhado do nosso editor, Silvino Ferreira Jr., vai descobrindo outros pedaços de onde é possível apreciar as paisagens. Sem contar que estes 4 pubs em Wapping também oferecem vista para as águas do Tâmisa.

pubs em wapping town of ramsgate

Um pub com uma escadaria macabra ao lado

O primeiro pubs chama-se Town of Ramsgate. A primeira curiosidade do pub já aconteceu assim que a gente se aproximou do Balcão. Assim que o nosso apresentador mencionou a história do pub, recebeu uma folha de papel onde essa história é contada. O nome Ramsgate tem origem na cidade que fica no litoral inglês. No passado, pescadores vindos de Ramsgate, descarregavam os peixes na Wapping Old Stairs. Trata-se dos degraus localizados ao lado do pub. Eles são famosos também porque ali eram deixados corpos de piratas que haviam sido enforcados, para que a maré os levasse.

Wapping Old Stairs

Silvino Ferreira Jr

A caminho do segundo pub paramos em frente à sede da Polícia Marítima. A razão para esta parada está ligada à história de Wapping. Uma vez que a região se desenvolveu em torno das atividades marítimas, ela se tornou um grande atrativo para piratas. Daí a necessidade de se ter uma polícia especializada no combate ao roubo de cargas dos navios que entravam e saiam do porto. Ela foi fundada em 1798.Ou seja: tem mais de 200 anos de atividade.

silvino ferreira jr margem do tamisa

Silvino Ferreira Jr

Está demorando para chegar ao segundo pub, mas a razão é bacana: a ideia é fazer um passeio e não apenas tomar cerveja. Antes de chegar lá também fizemos mais uma rápida parada para mostrar um desses cantinhos, uma pequena praça, de onde se tem uma bela vista do rio. Em seguida, mostramos a estação do Overground de Wapping, só para mostrar como é fácil chegar ali, ja que ela fica no coração da região.

the prospect of whitby wapping

Um pub que já foi a taverna do diabo

Agora, chegamos ao The Prospect of Whitby. É um pub de 1520. O nome é estranho mas também está ligado às atividades marítimas: era o nome de um navio. Antes do nome atual, ele já foi  o “The Pelica” e “The Devil’s Tavern” (a Taverna do Diabo), por conta da sua má reputação. Ele tem uma vantagem em relação ao pub anterior: a área com vista para o rio é muito maior. Outra curiosidade é que era um pub frequentado por um dos maiores escritores da língua inglesa: Charles Dickens.

Vista do Tamisa Wapping

Varanda pequena, espaço aconchegante

Hora de seguir caminho em direção ao The Grapes, o nosso terceiro entre os 4 pubs em Wapping que fazem parte do nosso passeio. Mas antes de chegar lá, o nosso apresentador aproveita para contar mais um acontecimento histórico: A Batalha de Wapping. Relativamente recente, aconteceu durante o governo da Primeira Ministra Margaret Thatcher.

Foi uma quebra de braços entre Rupert Murdoch, magnata das comunicações e os sindicatos da indústria gráfica. Secretamente, ele abriu uma gráfica em Wapping onde seriam impressos os jornais do seu grupo de comunicação. A ideia, no entanto, era tirar os trabalhadores da área de influência de outros trabalhadores da indústria gráfica e jornalística. Dividir para governar. A descoberta do projeto despertou a ira dos sindicatos e aí já viu: manifestações, greves, choque com a polícia.

the grapes em waping

Ufa, deu sede. Chegamos ao The Grapes. é um pub com uma atmosfera muito aconchegante. O nome tem ligação com as terras da região. Durante o reinado da Rainha Elizabeth, elas foram consideradas férteis e ideais para o cultivo de frutas e vegetais. Daí surgiu o Bunch of Grapes que, mais tarde, passaria a ser apenas The Grapes. Se você quiser ter uma vista do rio, tem que chegar em uma hora de pouco movimento. A área externa deliciosa, porém, minúscula.

por do sol no the narrow

Comida e vista deslumbrante

Do The Grapes a gente seguiu para um pub que dispensa apresentações. Encerrando o nosso passeio por pubs em Wapping, o The Narrow pertence a um dos grandes nomes da culinária britânica: Gordon Ramsay. É o que se chama de pub gastronômico. Mas, além de comer bem, é um pub para você chegar ao entardecer. A vista do por do sol é muito privilegiada. O Tâmisa ganha ares de cartão postal. A vista agradece.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv