brazilian film festival london

o brasil na tela grande

Cinco noites marcaram a quinta edição do 5º Brazilian Film Festival London, que faz parte do Circuito Inffinito de Festivais. Assim como nos outros anos, o Canal Londres esteve presente neste que é um dos principais eventos da cidade dedicados à cultura brasileira, com a atriz Maria Alencar, entrevistando personalidade e o público em geral, captando a a atmosfera muito especial que tomou conta do Cine Odeon, Covent Garden.

E se o público é principal termômetro para avaliação, você vai constatar que a edição 2013 do Festival foi um grande sucesso. Brasileiros e europeus prestigiaram as sessões e saíram, como você vai poder comprovar, muito felizes com a seleção de filmes exibidos.

Como destaca Adriana Dutra, diretora do festival, a presença dos europeus, especialmente os londrinos, reflete o momento especial pelo qual atravessa o Brasil, prestes a hospedar os dois maiores eventos mundiais do esporte, mas também é um reflexo da produção do cinema brasileiro.

Logo na abertura, o filme Flores Raras, dirigido por Bruno Barreto, que leva para as telas a relação entre a poeta norte-americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares arrancou elogios da plateia. Com o mesmo entusiasmo também foi recebido o documentário Margaret Mee e a Flor da Lua, da diretora Malu de Martino, uma das nossas entrevistadas, que conta a história da botânica e artista britânica que fez 15 excursões à Amazônia, e a sua busca incansável pela flor que só abria uma vez por ano, durante a noite.

Outro sucesso de público foi a comédia Vendo ou Alugo, dirigido por Betse de Paula, que participou do festival pela primeira vez e ficou encantada com a recepção do público ao seu filme. Também entrevistamos o diretor do documentário Dossiê Jango, Paulo Henrique Fontenelle, que revelou a sua alegria ao perceber que o seu filme tem feito com que pessoas e o poder público voltem ao passado na tentativa de resgatar a memória do único presidente brasileiro a morrer no exílio e esclarecer as inúmeras dúvidas que cercam as circunstâncias da sua morte.

Claro que não é possível resumir em alguns minutos o que representaram os 5 dias do 5º Festival do Cinema Brasileiro em Londres, mas os que selecionamos para mostrar representam muito bem tantos outros trabalhos que estavam presentes e só fazem aumentar a expectativa para o que vem em 2014, ano da copa do mundo no Brasil, mas também o ano em que os olhos do mundo inteiro começam a voltar-se para as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro. Enfim, prepare a pipoca e veja você mesmo.

© 2009 - 2016 - Canallondres.tv - Todos os direitos reservados /