canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

arquitetura de
lina bo bardi em londres

Admiradora da história e do trabalho de Lina Bo Bardi,  a arquiteta mineira Ana Paula Araújo é professora e pesquisadora da respeitada Architectural Association School of Architecture, AA, em Londres, onde reside. Ela foi a curadora da exposição Lina & Gio: The Last Humanists, que aconteceu em dois espaços da AA.

Saiba mais:

Escritórios de arquitetura brasileiros fazem exposição em Londres

Lina Bo Bardi – talento reconhecido

A ideia da exposição está relacionada à constatação, por parte de Ana Paula, de que há um lado pouco conhecido de Lina Bo Bardi por parte dos europeus. Embora eles reconheçam o valor do seu trabalho, sempre a viram, predominantemente, como uma figura exótica.

exposição the last humanists

Através da relação de Lina Bo Bardi com o arquiteto italiano Gio Ponti, com quem Lina conviveu durante a época em que morou em Milão, Ana Paula resgata elementos que mostram o quanto o trabalho dela tem influências da tradição européia. É, sem dúvida, um reconhecimento merecido.

exposição the last humanists em londres

Mais que a arquiteta que projetou o prédio do MASP

Para os brasileiros, cuja imensa maioria conhece a arquitetura apenas como responsável de projetos como o  MASP e do SESC Pompéia,  a exposição The Last Humanists joga uma luz sobre aspectos muito interessantes dessa grande figura que, mesmo tendo nascido na Itália, tem a vida e obra muito ligadas ao Brasil. É em nosso país onde estão as suas grandes obras.

projeto de lina bo bardi

É curioso perceber, por exemplo, o impacto que o período em que viveu na Bahia, onde dirigiu o Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM, teve sobre a obra e visão de mundo de Lina Bo Bardi. Quem tiver a chance e o privilégio de visitar a exposição terá acesso a fotos de obras importantes como o MASP e o SESC Pompéia, considerada a sua obra prima. Também vale a pena conhecer  escada do Solar do Unhão, em Salvador.  A Casa de Vidro, como é conhecida foi residência e ganhou primeiro projeto arquitetônico de Lina. E mais: vídeos, cartas, livros e objetos cenográficos.

the last humanists em londres

Também aqueles que conhecem Lina Bo Bardi apenas como esposa de Pietro Maria Bardi, criador do Museu de Arte de São Paulo, o MASP, vão ficar surpresos ao descobrirem que ela foi mais que uma arquiteta com luz própria: foi uma artista que construiu a sua história aliando observação, estudo, competência, sensibilidade e, acima de tudo, um sentimento humano que se refletiu no seu legado.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x