um brasileiro e a arte de decorar árvore de natal

a inspiradora história de um brasileiro em londres

Por tudo o que significa, dezembro é um mês especial. Por isso, para fechar 2015 com chave de ouro decidimos contar a história de um brasileiro que aprendeu, em Londres, a arte de decorar árvore de natal. Mas esta é apenas uma pequena parte na história do mineiro João Rocha, que nasceu na pequena 7 Lagoas, em Minas Gerais. Em 2006, ele deixou um emprego numa drogaria, em Belo Horizonte, e veio em busca de uma mudança de vida.

a arte de decorar árvore de natal

Conheça mais:

Em Londres, um brasileiro especialista em pintar faces

A arte de decorar árvore de natal – descoberta londrina

Para você ter uma ideia da dimensão que a cidade significa na vida de João, em 7 Lagoas ele trabalhava em uma drogaria e, hoje, toca própria empresa, a Storm Flowers, na capital londrina. Claro que, como acontece com muitos outros brasileiros, o caminho percorrido por João não foi fácil. Para começar, ele chegou na cidade no mês de outubro, quando as temperaturas já estão caindo, não dominava a língua e não conhecia a cultura do país.

a arte de decorar árvore de natal

João Rocha

Nestes casos, para a grande maioria, o começo é o trabalho em cozinha de restaurantes. Foi por aí que João deu a largada para uma nova vida. Passou por diversos estágios dentro de um restaurante, até que chegou a chance de fazer um teste numa empresa que trabalhava com decoração de flores. Foi quando ele descobriu uma vocação que jamais imaginaria sem a decisão de sair do Brasil e buscar uma vida nova do outro lado do Atlântico.

a arte de decorar árvore de natal

O jogo começa a virar

Passado algum tempo, João encontrou a designer de moda inglesa Lucy Heine, com quem viria a casar-se mais tarde. O casamento, a convivência com a cultura inglesa e o domínio da língua, mudaram todas as perspectivas e João passou a sentir-se completamente adaptado à nova vida e, mais importante, feliz em Londres.

a arte de decorar árvore de natal

Hoje, a empresa dele, a Storm Flowers tem vários contratos para prover prédios e escritórios com decorações de flores, mas quando chega o segundo semestre de cada ano a grande demanda é por decorações natalinas. É um trabalho duro, que começa em julho, passa pelo estágio da criação das decorações, assinatura de contratos, seleção e treinamento da equipe e, finalmente, 3 semanas para cumprir as dezenas de contratos para decorar árvores de natal.

a arte de decorar árvore de natal

Ao escolher a história de João Rocha para fechar o ano, tivemos vários objetivos: mostrar a arte de decorar árvore de natal; proporcionar a você, que acompanha o trabalho do Canal Londres, uma fonte de inspiração; e desejar a você um natal tão iluminado quanto as árvores que João decora. Mas também para que durante o novo ano, que chega logo depois do natal, essa luz natalina continue guiando cada passo, cada decisão, cada movimento que você tiver que tomar. Que tudo venha seguido de muito sucesso. Este é o nosso sincero desejo.

crece pelo