exposição body adorned – horniman museum
A exposição The Body Adorned – Dressing London, que aconteceu no Horniman Museum, em Forest Hill, sudeste de Londres, foi uma excelente oportunidade para se saber mais sobre as influências que o resto mundo exerce sobre o modo de vestir do londrino, até os dias de hoje.
Descubra mais:
Um passeio pelos bastidores de um desfile da London Fashion Week
Exposição Body Adorned – jeito de vestir não vem de hoje
Na companhia da estilista de moda Lena Santana, e guiado por Andrew Willshire, um dos responsáveis pela organização da exposição, você vai voltar no tempo, tendo como fio condutor as diferentes maneiras que o ser humano, em diferentes partes do mundo, usam tecidos, peles, objetos, tatuagens, para proteger e embelezar o corpo.

Andrew Willshire & Lena Santana
Além das relações de poder e hierarquia que as vestimentas representam em qualquer cultura. Algumas das peças são parte da coleção permanente do Horniman Museum, outras foram trazidas e até mesmo produzidas especialmente para a exposição.
O segredo para entender o objetivo da amostra é buscar nas roupas de diferentes épocas e culturas uma relação com o que se vê nas ruas de Londres, no presente. Entre as peças, uniformes de samurais, o kimono, o kilt, tradicional saia escocesa, casacos de chefes indígenas norte-americanos, entre muitas outras.
Para facilitar esta comparação, o Horniman produziu um vídeo com imagens de londrinos de diferentes origens, étnicas e sociais, que é exibido no corredor que separa o que é passado do presente.
No espaço dedicado ao presente, estão peças que foram compradas por um grupo de adolescentes, como se eles estivessem escolhendo peças para o próprio guarda-roupas. A exposição The Body Adorned foi preparada pensando nos turistas que virão a Londres para ver os Jogos Olímpicos, mas ficará exposta até fevereiro de 2013. De qualquer forma, ela passa a fazer parte da coleção permanente do seu Canal Londres.