exposição forma e conteúdo
bienal de veneza 2015

o livro como objeto de arte - livro de artista

Na Bienal de Veneza 2015, a exposição Forma e Conteúdo, é uma reflexão sobre o livro. Nas páginas de um livro tudo cabe. Embora fisicamente limitado, o universo do livro é tão infinito quanto a imaginação de quem o escreve. Mas o que dizer quando o autor do livro deixa de ser o escritor e passa a ser o artista? Quando o livro deixa de ser esse conjunto de páginas entre duas capas e ganha a dimensão de um objeto de arte?

Exposição Forma e Conteúdo

Descubra mais:

Artistas brasileiros expondo em Berlim

Algumas das respostas para estas perguntas foram respondidas na Exposição Forma e Conteúdo, que aconteceu como exposição paralela na Bienal de Veneza 2015, entre os dias 23 e 29 de junho, na Galeria Spazio Arte dei Mori. A iniciativa do projeto foi do Sciacco Studio Escritório de Arte, sediado em São Paulo, com a participação de 22 artistas. A ideia central da Exposição Forma  e Conteúdo foi oferecer a cada um dos artistas participantes a oportunidade de se expressar através da produção da criação de um livro como peça de arte. Seguindo algumas regras preestabelecidas, como as mesmas dimensões e capas para todos os trabalhos, cada artista usufruiu da liberdade para escrever o seu livro sem recorrer à palavra. Mais que escrever, construir, fazer um livro. Contar uma estória através de uma composição puramente imagética.

Exposição Forma e Conteúdo

Bienal de Veneza 2015 – Páginas de criatividade

O resultado são 22 dois trabalhos originais, onde a narrativa de cada artista mostra que o livro pode ir além da escrita linear. Ir além da escrita no papel e integrar-se ao espaço tridimensional da arte. é o livro em forma de escultura. O livro saindo da prateleira para ganhar as paredes de uma galeria, como uma tela.

Exposição Forma e Conteúdo

Impossível deixar de destacar que, além da capa e das dimensões de cada livro, outro elemento une o trabalho de cada um dos artistas participantes: a constatação de que a arte, seja qual for a forma em que se expresse, não conhece fronteiras. Em uma época em que tanto se fala de interação, integrar diferentes formas de expressão artística é promover a comunicação através de dois elementos fundamentais à toda grande arte: beleza e poesia.

Exposição Forma e Conteúdo

Mas você só vai ter uma ideia mais precisa do que a gente está tentando dizer aqui, em palavras, ouvindo algumas das artistas e vendo o livros que elas produziram para a Exposição Forma e Conteúdo, no vídeo acima. Tudo o mais que a gente pode dizer é que é surpreendente.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv