a voz de um violão
luiz morais
Luiz Morais fez do violão o seu meio de expressão musical.
Natural de Fortaleza, Ceará, ele descobriu a música muito cedo. Por volta dos 13 anos, começou a tocar violão, sob influência de um ambiente em que vivia. Assim começam uma história e uma carreira musical que o trariam para a capital londrina. História que ele conta, com algumas das suas composições como trilha, em um vídeo gravado em um lugar encantador: “The Hill Garden and Pergola“.

Luiz Morais
Descubra mais:
A música e jazz do trompetista Josiel Konrad, em Londres
Luiz Morais – formação musical
Depois da descoberta do violão, Luiz não parou mais de tocar. Ouvindo e tocando com músicos da terra natal, ele foi aprendendo os segredos do instrumento. Quando a hora de decidir o curso que prestaria para o vestibular que ficou claro que a música seria o caminho a seguir. Ao mesmo tempo, ele deu outro passo importante: foi para o Rio de Janeiro, onde, por 4 anos, estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além da formação acadêmica, a mudança proporcionou a oportunidade de viver mais de perto o ambiente do samba, do choro e da bossa nova.

Luiz Morais
O voo para Londres
Se a mudança de Fortaleza para o Rio foi um salto na carreira musical de Luiz Morais, vir para Londres representava o desejo de um voo mais alto. Em um cidade com músicos de todas as partes do mundo, não é de se imaginar as inúmeras possibilidades que a cidade oferece. Um dos marcos dessa mudança seria o lançamento, em 2013, do primeiro álbum como violonista e compositor, em 2013. O disco ganhou o título de “Luiz Morais – Nascente” era uma forma de marcar o seu nascimento como músico e compositor.
Música em parcerias
Ainda no Rio de Janeiro, ele havia trabalhado em parcerias a exemplo da cantora e compositora Luiza Sales. Mas foi em Londres que essa faceta se expandiu. Cantoras como a brasileira Luna Cohen, a polonesa Gabriela Kozyra e o percussionista Adriano Adewale passaram a integrar o seu círculo de para parceiros musicais. Com Adriano Adewale, a parceria ultrapassa os limites do trabalho estritamente musical, para ganhar um caráter educacional. Ele também criou o grupo de choro Alvorada, formado por mais um brasileiro, Alua Nascimento, e 3 músicos londrinos.
A próxima etapa? Luiz Morais está trabalhando nas composições do seu segundo álbum solo, cujo objetivo é mostrar uma música mais internacional, ampliando os horizontes do seu trabalho. Junto com o Alvorada, ele também prepara o lançamento do primeiro disco do grupo. Enquanto aguarda pelos lançamentos, você pode ir ouvindo um pouco do que o violão desse talentoso compositor brasileiro é capaz de produzir, no vídeo acima.