aba – associação brasileira dos artesãos e convidados

A Associação Brasileira dos Artesãos, ABA, sediada em Londres, é uma dessas iniciativas que merecem aplausos e, sobretudo, apoio. Formada em 2016, sob a liderança da brasileira Valéria de Oliveira, a ABA foi criada para oferecer suporte a artesãos e artistas brasileiras, através da realização de eventos que incluem feiras e workshops, mas também criar uma “network” que unam estas brasileiras. O que você vai ver no vídeo acima é um pouco do que este trabalho significa.

Para dizer o que a ABA tem representado para os seus associados e amigos, nada melhor que ouvir a palavra da sua criadora e algumas das pessoas que participam do projeto. Foi isso que fizemos. O nosso vídeo é conduzido por Valéria, mas também tem as participações especiais de Tina Welsh e Mariangela Palma. Valéria, além de dirigir a Associação Brasileira dos Artesãos, também faz velas decorativas. Tina Welsh, que mora na Irlanda do Norte, domina a arte do crochê, bordados e pinturas de tecidos. Já Mariangela é dona da Sweet Temptations, que faz doces e bolos sob encomenda.

evento da ABA em Londres

ABA – Promovendo o talento através da união

Logo no início, Valéria chama a atenção para uma características das mulheres brasileiras que é o ponto de partida para a ideia da formação da ABA: a capacidade de criar e fazer. A ideia de juntar talentos também é, em si, uma forma de criatividade. O eterno ditado que diz que “a união faz a força” é revivido de uma maneira muito efetiva, já que o trabalho de uma complementa o da outra. Ao juntar forças todas saem ganhando.

evento da aba

O nosso vídeo também é o registro de um dos eventos promovidos pela Associação Brasileira dos Artesãos. Ele aconteceu em um belo dia de domingo. Muitos pais aproveitaram para levar os filhos, o que deu ao ambiente o sentimento de uma reunião em família. E para o encontro ganhar ainda mais brilho, aconteceu o ABA Summer Fair, um desfile para mostrar as criações dos associados. É interessante observar que, mantendo o espírito de grupo, as modelos também fazem parte da comunidade. O toque especial foi dado pela presença da atriz e produtora Mileine Aliaga.

desfile em evento da ABA

Quando se vive em país como imigrante, uma das coisas mais importantes é encontrar apoio e suporte. São muitos os momentos difíceis que exigem força e determinação para serem vencidos. Com o apoio de um grupo é sempre mais fácil. Este também é uma das tarefas nobres do trabalho que a ABA vem fazendo. Por isso, o nosso vídeo é uma forma do Canal Londres participar em iniciativas que mostram o lado criativo e solidário da comunidade brasileira na capital inglesa.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv