canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

abrir – associação brasileira
de iniciativas educacionais
no reino unido

A ABRIR é um belíssimo projeto, criado pela educadora Ana Souza.

A Abrir, para orientar educadores e famílias brasileiras no Reino Unido. Dirigida por Ana Souza, especialista em Sociolinguística, a ABRIR – Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido – surgiu em 2006, a partir de um grupo de voluntários, sob a coordenação da própria Ana.

Para conhecer melhor o que esta organização faz, a gente conversou com a própria Ana. Parte da conversa foi gravada na Soho Square, bem no centro de Londres. Também gravamos em sua casa,  na sala transformada em escritório. Para complementar, registramos imagens de um evento educacional promovido no Consulado do Brasil em Londres.

abrir

Saiba mais:

Seminário sobre o Português como Língua de Herança

ABRIR – atuação abrangente

Inicialmente o foco era o ensino de português para crianças brasileiras no Reino Unido. Hoje, a ABRIR tem um leque de atuação que abrange a formação de professores, currículo escolar, material didático, recursos humanos e financeiros.

A ABRIR também tem construído uma rede de contatos em diversos países. Isso tem dado a origem à organização de eventos e seminários que atraem educadores brasileiros de toda a Europa. Outro aspecto importante é que a ABRIR mantém relacionamentos com outras organizações educacionais, brasileiras e britânicas. Um exemplo são as Universidades e o setor cultural do Itamaraty.

evento abrir

A língua como preservação da identidade

Ao longo dos anos ABRIR também tem promovido seminários e debates sobre o português como língua de herança, tópico que ganhou muito importância pelo número de famílias com filhos brasileiros nascidos no exterior e que não querem que os mesmos percam o contato com a língua dos seus pais.

Neste vídeo, você vai ficar sabendo um pouco da história, evolução , objetivos e importância da ABRIR para a comunidade brasileira no Reino Unido.

abrir

Nunca é demais lembrar e reconhecer o pioneirismo desse trabalho. Ao preencher uma lacuna que havia na comunidade brasileira no Reino Unido, a ABRIR passou a ser referência. Esta é mais uma razão para que a gente recomende o vídeo acima.

Para brasileiros que vivem ou pretendem viver no Reino Unido, especialmente professores e famílias com filhos em idade escolar, a ABRIR é uma grande porta. Veja e divulgue.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x