adelphi terrace
arquitetura art nouveau
em londres

O Adelphi Terrace é um prédio construído em estilo art nouveau, entre 1920 e 1930. Localizado às margens do Tâmisa, em Embankment, o local onde ele foi erguido é um bom exemplo da riqueza arquitetônica de Londres. Uma volta em torno do quarteirão pode significar uma volta no tempo e, ao mesmo tempo, por um pedaço da historia da arquitetura londrina. É o que fizemos no vídeo acima, acompanhando a nossa guia Vania Gay.

adelphi terrace

Adelphi Terrace

Descubra mais:

Um passeio pela moderna arquitetura de Londres

Adelphi Terrace e os estilos georgiano e neo-clássico

Embora seja um modelo de arquitetura art nouveau, indiretamente, o Adelphi Terrace tem uma conexão com os estilos georgiano e neo-clássico. É aí que precisamos voltar no tempo e conhecer uma família de arquitetos: William Adam e os filhos John, Robert e James. Dos três, Robert Adam é o de maior prestígio. No século XVIII, um projeto desenvolvido pela companhia da família foi aprovado, mas para que o mesmo ganhasse forma, um Ato do Parlamento teve que aprovar a demolição de 24 casas de estilo georgiano. Adelphi significa irmandade e o nome foi dado em homenagem aos irmãos arquitetos. Por isso, algumas das ruas ali ganharam os nomes dos membros dessa família, originária da Escócia.

placa john adam street

O legado de Robert Adam

Robert Adam se tornaria o maior representante do estilo neo-clássico da sua época. Depois da demolição das casas georgianas, ele e os irmãos colocaram em prática o ambicioso projeto, com casas no estilo neo-clássico. A localização privilegiada e o prestigio de Robert transformaram a região no destino de ricos e famosos da época. Mesmo assim, ao final, o projeto foi um fracasso. Vem, então, uma nova demolição: dessa vez, o estilo neo-clássico daria lugar à arquitetura art nouveau do Adelphi. Felizmente, duas casas construídas por Robert Adam sobreviveram: a Adam House e a sede da Royal Society of Arts, conhecida pela sigla RSA.

robert adam house

Vania Gay e a Robert Adam House

As 4 esculturas

O Adelphi Terrace nasceu imponente. A melhor maneira de apreciar tal imponência é observá-lo a partir das margens do Tâmisa. Construído acima do nível do rio, ele ostenta 4 grandes esculturas, representando a passagem do dia: “Amanhecer”, de Bainbridge Copnall, ‘Contemplação,’ de Arthur J Ayres, ‘Inspiração’ de Gilbert Ledward, e ‘Anoitecer’, de Donald Gilbert.

escultura adelphi terrace

Uma fonte e seu tipógrafo

Outro detalhe que chama a atenção no Adelphi Terrace está bem acima da porta de entrada: a letras do nome do prédio cravadas em pedra. Quem curte tipologia, em especial, vai gostar de saber que ela foi desenvolvida por um dos grandes tipógrafos ingleses: Edward Johnston, que criou uma família de fontes San Serif. Ele foi é o responsável pela criação da tipologia que compõe a comunicação visual que você vê no transporte público londrino.

adelphi terrace

Entrada do Adelphi Terrace

Royal Society of Arts

Confirmando que a volta em torno desse prédio de estilo art nouveau é também uma volta no tempo, Vania escolheu um lugar muito especial para encerrar o passeio: a casa projetada por Robert Adam para abrigar a Royal Society of Arts, cujo nome original era Sociedade para o Encorajamento de Artes, Produtos Manufaturados e Comércio. São dois momentos em nosso vídeo: primeiro, Vania faz uma introdução na frente do prédio e, em seguida, mostra um pouco do interior dessa casa em estilo neo-clássico.

royal society of arts

Royal Society of Arts

Entre as informações sobre a Royal Society of Arts, vale a pena destacar que qualquer pessoa pode fazer um requerimento para ser membro. As palestras que são realizadas ali também são abertas ao público, mediante reserva online. A Royal Society of Arts foi a criadora do sistema de placas que você em prédios e residências londrinas: as famosas placas azuis. Muita gente famosa está na lista dos seus membros: Mandela, Karl Marx, Stephen Hawking, entre outros. O seu primeiro presidente foi o Principe Albert, marido da Rainha Victoria. e Atualmente, ela é presidida pela a filha da Rainha Elizabeth II, a Princesa Anne. Viu, como o nosso vídeo é mesmo um passeio no tempo?

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv