albert memorial
e albert hall

O Albert Memorial e o Albert Hall são duas homenagens ao Príncipe Albert.

Marido da Rainha Victoria, o Príncipe Albert é uma das figuras mais destacadas na história da Inglaterra e Reino Unido. Não é por acaso que a área, em South Kensington, onde o Albert Memorial e o Albert Hall estão localizados é conhecida como “Albertópolis”. Entre outras referências ao príncipe consorte, destaque para o Museu Victoria e Albert.

Albert Hall

Albert Hall

Albert Hall – uma casa de espetáculo

O nosso passeio, na companhia de Vania Gay começa pelo Albert Hall. Inaugurado em 1871 pela Rainha Victoria, esta homenagem ao falecido marido, foi projetado para ser chamada de The Central Hall of Arts and Sciences.  Com capacidade para 6 mil pessoas, tem um teto em forma de abóbada, teto de vidro, e a terracota como cor predominante. No início, como ressalta Vania, o grande desafio foi resolver o problema da acústica. A solução veio com fibras de vidro em formato de cogumelos no teto.

Albert Hall

Do clássico ao pop

Uma das características do Albert Hall é a variedade de espetáculos da sua vasta agenda. Há apresentações o ano inteiro, que variam de concertos clássicos, óperas, shows de rock, balé, Circo du Soleil. O grande destaque fica para os concertos clássicos de verão que são chamados de The Proms. Eles acontecem de julho até o primeiro final de semana de setembro. Você pode reservar o seu ingresso online.

Albert Hall

Albert Memorial – uma grande homenagem

Dependendo da hora, você pode perceber o reflexo de um grande monumento nas janelas frontais do Albert Hall. Trata-se do Albert Memorial. Como diz a nossa guia, sem exageros, é um dos mais extravagantes memoriais contruído durante o reinado da Rainha Victoria. Só a figura dourada do Príncipe Albert mede 4 metros. A sua construção foi ordenada pela Rainha Victoria, logo depois da morte do Príncipe Albert, em 1861, com apenas 42 anos. O projeto ficou sob a responsabilidade do grande arquiteto George Gilbert Scott .

vania gay

Vania Gay

É um memorial com muitos detalhes e referências à vida do homenageado. Por exemplo: o livro que ele segura é o catálogo da Grande Exposição, organizada por ele em 1851. A parte triangular, acima dos arcos, foi construída em mosaicos em pedras de vidro. É um estilo que tem origem em Veneza e chama-se Salviati, o nome do seu criador. Ao acompanhar Vania, em nosso vídeo, você vai descobrindo outros detalhes e referências do grande monumento.

albert memorial

O Royal Albert Hall e o Albert Memorial são parte da memória de um período de grandes mudanças e de prosperidade na história da Inglaterra. A partir da Revolução Industrial, o país liderou o desenvolvimento do mundo ocidental, em um movimento que mudou a história do planeta.

O Príncipe Albert foi fundamental para o desenvolvimento das ciências, das artes e da cultura do país. Isso, talvez, justifique o alto custo e a extravagância de um projeto em sua homenagem. Certamente, ele deu muito mais ao país do que recebeu.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv