alpes franceses na primavera
les portes du soleil
Os alpes franceses na primavera são um presente da natureza.
Essa é uma viagem que surpreende quem associa a região unicamente à neve, esportes de inverno ou montanhismo. O vídeo que produzimos cobre uma área conhecida como Le Portes du Soleil. Você vai ter a oportunidade de ver o quanto os Alpes Franceses têm a oferecer depois que o inverno passa. Só as paisagens deslumbrantes já pagam qualquer viagem.
Lac de Montriond – ponto de partida
O nosso ponto de partida durante o passeio não poderia ter vista mais privilegiada: de uma das extremidades do belíssimo Lac de Montriond, o Lago de Montriond, em português, fizemos um passeio que começa subindo de ônibus, sobe ainda mais em um teleférico e faz a maior parte do caminho da volta por entre entre árvores, com direito a uma imensa cachoeira.

Lac de Montriond
Descubra mais:
Um vídeo com imagens espetaculares de snowboarding em Chamonix
Belezas do Les Portes du Soleil
Antes de embarcar no ônibus que vai nos levar ao teleférico, é bom entender o que é o Le Portes du Soleil. A região fica localizada entre a famosa montanha Mont Blanc, na França e o Lago de Genebra, na Suíça.
Pela quantidade de pistas e de resorts é uma dos principais destinos para quem curte praticar ski e snowboarding no mundo. Um dos mais modernos resorts ski no Portes du Soleil é o de Avoriaz, com capacidade para acomodar mais de 15 mil praticantes de ski. Ao pegar o teleférico, a gente estava indo conhecer o complexo de pistas na estação de ski de Avoriaz.

Vista do Teleférico
Alpes franceses na primavera – o melhor de duas estações
Chegando lá em cima dá para ter uma ideia de como os Alpes Franceses na primavera ainda podem ser frequentados por quem pratica esportes e faz turismo de inverno na Europa. É metade de abril e ainda há neve suficiente para se esquiar.
Ao mesmo tempo, é possível apreciar o verde que surge depois que a neve vai embora. É a duração da neve que determina o calendário de inverno, mas o normal é que ele se inicie em dezembro e termine no início de abril.
Caminho das águas
Quem sobe uma hora tem que descer, e a gente resolveu fazer o caminho de volta de uma forma diferente: a primeira parte de teleférico, porque era o único meio, mas trocamos o ônibus pelos pés e a estrada principal por uma trilha por dentro dos bosques.
É aí que a gente percebe o quanto essa visita aos Alpes Franceses vale a pena. A descida é pela Chablais, uma montanha que também é fonte de algumas mais famosas águas minerais do planeta.
E a primeira imagem deslumbrante Cascade d’ Ardent, uma cachoeira de encher os olhos com sua beleza e os ouvidos com a música da água descendo em direção ao Lago Montriond. Passada a cachoeira toda a trilha de volta é um convite irresistível aos amantes da caminhada. Um detalhe a ser observado é que existe uma preservação da natureza mesmo levando-se em conta que a madeira é a principal matéria prima para a construção das típicas casas dos Alpes.

Silvino Ferreira Jr
Lac de Montriond – Ponto de chegada
E o passeio vai se encaminhando para o seu final da mesma forma que começou: a visão exuberante do Lac de Montriond. É indescritível toda a beleza do verde turquesa da água refletindo as montanhas e a vegetação que o cercam, como um espelho impressionista.
Uma prova de como os Alpes Franceses na primavera podem produzir imagem de beleza incomparável. Só que estamos na outra extremidade e é ali que o seu guia, Silvino Ferreira Jr, nosso editor, se despede com um brinde à tanta beleza.