capital da holanda
amsterdam
Visitar Amsterdam, a capital da Holanda, é fazer uma viagem única.
É um lugar diferente de qualquer outra capital europeia. Também conhecida como a Veneza do Norte, a palavra Amsterdam tem origem na junção das palavras Amstel, principal rio que corta cidade, e Dam, que significa dique. Assim como a Veneza italiana, são inúmeros canais cortando a cidade, com cerca de 1300 pontes que ligam as pequenas ilhas que, juntas, formam Amsterdam.
Descubra mais:
Um passeio pelas ruas de Copenhague
A capital da Holanda com um guia local
Foi andando às margens de alguns desses canais, que Alex Molinardi, brasileiro que descobriu-se DJ vivendo na cidade, nos levou para conhecer a capital da Holanda de uma perspectiva bem pessoal: lugares que ele considera importantes na cidade e que ele curte como morador.
Enquanto mostra, ele fala da experiência de viver numa cidade que consegue conciliar o espírito de metrópole e a tranquilidade de cidade de médio porte.
Dando voltas entre pontes e canais de Amsterdam
É um passeio que vai levar você a perceber o quanto a cidade tem a oferecer para quem procura mais que as atrações turísticas que se tornaram clichês, como a liberdade para o consumo de drogas. Infelizmente, para muita gente, é isso que Amsterdam.
Foi uma volta, toda caminhada pela cidade parece uma volta em círculo, que começou em New Market. O mercado fica bem ao lado do famoso Red Light District. A nossa caminhada terminou bem próximo do canal próximo à casa onde Alex reside. No trajeto, pontes, canais e a arquitetura peculiar da capital holandesa.
É um passeio onde você vai admirar e saber mais sobre as casas barcos, que povoam os canais que dão a cidade o seu desenho peculiar. Uma das paradas foi escolha muito pessoal do nosso guia: a loja que ele frequenta para comprar raridades em vinil. Também passamos na frente da escola de teatro onde ele deu os primeiros passos como DJ.
Mercado de Amsterdam
Também visitamos o Waterlooplein, mercado onde você encontra uma infinidade de objetos de segunda mão, inclusive muito vinil; e, como não poderia deixar de ser, o mercado das flores. Para quem não sabe, este é outro grande motivo para se conhecer a capital holandesa, porque a cidade que se transforma num belíssimo jardim, quando chega a primavera.
Vale, claro, destacar as inúmeras variedade e cores de tulipas que embelezam cada loja do mercado. Para os olhos, colírio. E o nosso passeio termina bem em frente à única casa da cidade que tem o privilégio de ter vista para 3 canais. Para completar, toda essa volta, acompanhada por uma trilha sonora composta por Alex Molinardi.