andré laurentino
não me deixe aqui rindo sozinho

Não me deixe aqui rindo sozinho“, do escritor pernambucano André Laurentino, é, ao mesmo tempo, título de livro e convite. Para o leitor que aceita o convite, funciona também como uma armadilha: você entra e não consegue mais sair.

A mesma coisa acontece quando você tem o privilégio de conversar com o autor: você não quer que a conversa acabe. O nosso vídeo acima é uma prova do quanto é bom ouvi-lo.

andré laurentino

Descubra mais:

Veja como adquirir livros de autores brasileiros na europa

O autor de “Não me deixa aqui rindo sozinho”

É natural que antes de comprar um livro o leitor queira algumas referências sobre o autor. No caso de “Não me deixe aqui rindo sozinho”, as referências são as melhores possíveis. A primeira delas é o jornal “O Estado de São Paulo”.

O livro é uma seleção pessoal das crônicas que ele publicou ao longo de 10 anos no caderno “Guia, que agora Divirta-se.  Ali, ele dividia espaço com outros dois craques, que também são referências: o escritor Antonio Prata e Ricardo Freire, criador do excelente Viaje na Viagem.

andré laurentino

Andree Laurentino

De onde ele vem, o que faz, onde mora

Natural de Olinda, o que não deixa de ser uma excelente referência, Laurentino se projetou como publicitário em São Paulo. Primeiro, como diretor de arte e, em seguida, como redator. Sempre trabalhando para agências do primeiro time da propaganda brasileira.

Em 2011, surgiu a chance de vir trabalhar em Londres, onde ele passou a conviver com a cultura inglesa, pela qual ele se apaixonara ainda adolescente, mais de perto. A história dessa paixão, ele conta com um delicioso toque de humor e sotaque nordestino, tendo a London Eye, um dos mais conhecidos cartões postais da cidade, como testemunha.

prefácio de fernanda torres

Quem recomenda

Um bom argumento para você ler um livro pode ser ouvindo quem o recomenda. Neste quesito, “Não me deixe aqui rindo sozinho” está muito bem. A autora do prefácio, por exemplo, é a atriz e escritora Fernanda Torres, que a gente teve o prazer de entrevistar quando ela veio participar de uma das edições da Flipside.

Ao longo do vídeo, você também vai ouvir trechos de algumas crônicas do livro, nas vozes das atrizes Renata Sorrah e Mariana Ximenes, do ator Wagner Moura, do escritor Milton Hatoum e da cantora,  compositora e roteirista Clarice Falcão.

renata sorah

Renata Sorrah

A ideia do publicitário André Laurentino para ajudar a divulgar as crônicas de “Não me deixe aqui rindo sozinho” contou ainda com Adriana Falcão, roteirista; Antonio Prata, escritor e roteirista; Virgínia Cavendish, atriz e produtora de cinema; Ilana Kaplan e Bruno Garcia, atriz e ator, respectivamente.

andree laurentino

André Laurentino

Outros livros de André Laurentino

Outra coisa que você vai descobrir é que André não é marinheiro de primeira viagem. A rigor, o primeiro livro foi um diário que ele escreveu quando estudava inglês na Escócia. Depois veio “O Cabra Vadio”, escrito durante uma viagem à Irlanda.

Ele também é autor do romance “A Paixão de Amâncio Amaro” publicado em 2005 pela editora Agir. Antes que a gente esqueça, “Não me deixe aqui rindo sozinho” foi lançado pela editora da Realejo Livros. Você pode acessar o site da livraria para adquirir o seu exemplar. Para quem mora na Europa, uma boa notícia: o livro faz parte do catálogo da Capitolina Books, livraria online, que vende livros de autores brasileiros no Velho Continente.

desenho de andré laurentino

Durante a conversa com André Laurentino, você também vai descobrir que o desenho fez parte da vida dele durante muito tempo. Recentemente, ele voltou a desenhar, como colaborador da Revista Piauí. Toda segunda-feira, você pode começar a semana se deliciando com esse trabalho, que é publicado na página da revista no Facebook.

Você há de concordar que tiradas inteligentes são mais um argumento a favor de “Não me deixe aqui rindo sozinho” e do seu autor. Ainda não está convencido? Então, veja se você consegue se desprender do vídeo acima. Em seguida, leia o livro.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv