canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

aprender capoeira em londres

Capoeira, arte afro-brasileira nascida no início do século XIX da luta pela liberdade dos escravos no Brasil, se espalhou pelo mundo afora. O jogo que combina dança, artes marciais, música, teatro e acrobacias, em um ambiente propício à socialização, ganhou mestres e praticantes de diferentes línguas e culturas.

Capoeiristas do Centro Cultural Senzala com a Tower Bridge ao fundo

Veja também: 

Em Londres, uma das cidades mais cosmopolitas do planeta, não seria diferente. A capital britânica possui diversos grupos e escolas de Capoeira Angola (rasteira) e Regional (com acrobacias aéreas), formando capoeiristas de todas as idades e idiomas. E é sobre esses grupos que o Acontece vai falar hoje, apresentando a você as melhores opções para quem deseja ser “iniciado” nesse jogo secular, onde não há vencedor nem perdedor.

Em tempo: A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. Em novembro de 2014, a Roda de Capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Escolas de capoeira em Londres:

London School of Capoeira Herança

Brazilian Embassy performance with LSC children 2014

Brazilian Embassy performance with LSC children 2014

Mestre Silvia Bazzarelli e Mestre Marcos dos Santos, ambos graduados da Associação de Capoeira Senzala, Santos, Brasil, criaram a Escola de Capoeira de Londres, em 1988, sendo a primeira escola oficial de capoeira no Reino Unido. Em 1991, os mestres Silvia e Marcos gerenciaram um curso em tempo integral dedicado a Capoeira, o primeiro de seu tipo na Europa, com sede em Highbury Grove (Islington, Londres, Reino Unido). A empresa “Passo Co” foi lançada pela Escola em 1993 para explorar as habilidades de Capoeiristas experientes, e capturar a espontaneidade do movimento Capoeira. A escola cnquistou o registro de ONG em 1995 e em setembro de 2000, a escola abriu um espaço de tempo integral para Capoeira em Finsbury Park, no norte de Londres.

Grupo Axé
Nascido em 1982 em Recife, a primeira academia de Capoeira a se instalar no Canada, também tem braço forte em Londres. apoiado pela difusão de seis CDs musicais, diversos vídeos em VHS e DVDs lançados, além de quatro Volumes em DVD instrucional, de acordo com o grupo, “as matrículas continuam a aumentar de forma constante, com mais de 8000 estudantes em todo o mundo”. O Grupo AXÉ viaja ao redor do mundo para participar de competições. As aulas em Londres acontecem em academia e Universidade de Acton Town, Battersea e Kingston. O instrutor é Marcus Cabeça, seguidor do Fundador do grupo, mestre Barrão.

London Capoeira
Ensinando Capoeira em Londres desde 2003, o grupo London Capoeira – Ginga de Quilombo, possui aulas orientadas pelo Mestre Israel. As classes acontecem sempre às terças, quintas e sábados, na academia QMotion Gym (432 Bancroft Rd, London E1 4DH).

Maculelê Capoeira UK
A Maculelê Capoeira é uma ONG sem fins lucrativos com o objetivo de promover e utilizar a Capoeira e as artes afro-brasileiras como veículo para melhorar a vida de membros da comunidade. O grupo apoia diversos projetos sociais voltados para crianças, jovens e famílias em necessidade. As aulas acontecem em South East London e Essex (Chelmsford, Romford).

Nativos de Minas
Pioneiros na Colômbia, o grupo Nativos de Minas também tem presença em Londres e no Chile. De acordo com eles, o grupo está sempre na vanguarda “não apenas de inovações brasileiras, mas também no desenvolvimento a nível mundial do segundo esporte mais popular do Brasil”. “Corpo em movimento, mente em formação” é slogan do grupo. As aulas com o mestre Aranha, acontecem sempre na LA Fitness Muswell Hill (Hillfield Park, Londres, no norte de Londres, N10 3PJ).

Candeias Londres

candeias

Grupo Candeias

Tendo como instrutor o Professor Pantanal, o Grupo Candeias, nascido em 1977 em Goiânia (GO), é um dos mais populares grupos de capoeira do Brasil. De acordo com seus membros, é conhecido por seu jogo estiloso e musicalidade. Suas filiais vêm se espalhando pelo mundo com clubes e professores no Reino Unido, EUA, Canadá, França, Suíça, Espanha, Irlanda, Alemanha, Itália, Turquia, Republica Tcheca, Bélgica, América do Sul, e, é claro, Brasil. As aulas acontecem às segundas (Old Street, EC1V 9NQ), sextas (Kilburn, NW6 6RG) e sábado (Harrow Road, NW10 0RG).

Centro Cultural Senzala Londres
Você pode aprender Capoeira, em diversos lugares da cidade, com o Contra-Mestre Julio Sanhaço e, no sul de Londres com o professor Carioca. O grupo foi fundado em 1960 pelo Mestre Peixinho e seus alunos.

Cordão de ouro
O grupo “Cordão de Ouro” foi criado no Brasil pelo Mestre Suassuna, um dos maiores nomes na capoeira mundial. O Cordão de Ouro London desenvolve suas práticas em diversos locais e, de acordo com os membros, é um grupo sociável e amigável. Aulas não precisam ser agendadas com antecedência, apenas chegue ao local escolhido para começar.

East London Capoeira
As aulas de acontecem em várias escolas e centros comunitários de Londres e South East. As classes são proferidas pelo Mestre Fantasma (Simon Atkinson) e seus alunos mais experientes. Através de anos de ensino, Mestre Fantasma tem desenvolvido um inovador método de ensino que, segundo ele, “inspira e motiva os jovens de todas as origens. As aulas acontecem às segundas (The green hut, N1 6jn), terças (St. Barnabas Church, Wellesley Road), quintas (Quaker Meeting House, Jewel Road) e sábados (opening classes – Forest Road, E8 3BY).

Por Lívia Rangel

Lívia Rangel é jornalista cultural. Editora-fundadora da revista eletrônica www.ElevenCulture.com, publica, às terças e quintas-feiras, aqui no Acontece. Nas horas vagas, escreve poemas, produz festas e ataca de DJ em Londres. E-mail: lira.comunicacao@gmail.com

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x