arícia mess, london, brixton, hootananny

Na primeira vez que encontramos Arícia Mess, em 2013, ela estava em Londres para um período de descanso. Passou 3 meses na cidade, que alternou com algumas curtas viagens na Europa. 4 anos depois, ela volta, mas, dessa vez, sem descanso. Arícia viajou, trabalhou, encontrou e reencontrou novas e velhas amizades. Seis meses depois, ela fecha este ciclo londrino com um show inesquecível, em um lugar muito especial: o Hootananny, em Brixton.

hootananny

Arícia Mess – Hootananny

Encontro em Brixton

Se, em 2013, gravamos a nossa conversa com Arícia em Peckham, considerado o bairro mais etnicamente diverso de todo o Reino Unido, dessa vez, o lugar não poderia ser menos especial: Brixton. Durante a conversa, como você vai ver no vídeo acima, fica claro a identificação que ela tem com o lugar. Brixton é uma espécie de encontro entre África, Caribe e Bahia, em Londres. Para ela foi um mergulho na cultura afro que se respira ali.

arícia mess

Arícia Mess

Além de Londres duas outras cidades entraram no radar de Arícia Mess: Paris, Berlim e Viena. Na primeira, ela fez uma residência na La Centrale 22, relacionada ao programa Flower Power , que ela apresenta na Rádio Vozes. Fez dois shows em Berlim e uma performance na capital austríaca, onde cantou e também atuou como DJ. Quando voltou para Londres, a ideia era ficar até agosto, mas as coisas foram acontecendo e ela estendeu a permanência.

aleh ferreira e arícia mess

Aleh Ferreira e Arícia Mess

Encontros especiais – Nina Miranda e Aleh Ferreira

Entre as muitas pessoas que Arícia encontrou em Londres, algumas tiveram participação muito especial durante este período na cidade. No plano artístico, o encontro com Nina Miranda foi transformado em grande amizade, a partir de uma identificação e admiração mútua. Com o Aleh Ferreira, que ela convidou para também ser um dos entrevistados do Flower Power, veio a parceria no palco, onde ele emprestou o talento de guitarrista na banda que ela formou para algumas apresentações na cidade.

hootananny

Aleh Ferreira, Arícia Mess e João Danilo

Hootananny

Quem conhece a cena cultural de Brixton sabe o que o Hootananny representa para quem ama a boa música. É um dos palcos mais democráticos da cidade, onde artistas de todas as partes do mundo se apresentam. É, por razões óbvias, ainda mais especial para as diferentes vertentes da música afro-caribenha. Graças a outro encontro, dessa vez com Maria Santos, lider do Brixton Come Together, e o DJ Cal Jader, um apaixonado pela música brasileira, ela foi convidada para se apresentar no Hootananny. A data, dia 2 de dezembro de 2017, 3 dias antes do embarque de volta ao Brasil.

hootananny

Com casa cheia, a apresentação foi o encerramento perfeito do ciclo de 6 meses na capital londrina. Estamvam lá vários amigos que ela encontrou e re-encontrou em Londres, mas a imensa maioria era formada por ingleses e europeus que tiveram a oportunidade de ouvir Arícia Mess pela primeira vez. Dona do palco, ela fez a plateia dançar e delirar. De alma lavada, desceu e juntou-se aos amigos na platéia. De lá, ouviu os gritos de “one more tune”. O “mais um” que também traduz o nosso desejo de que em breve, ela esteja de volta. Muito obrigado, Arícia Mess.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv