arquitetura brasileira em londres
swarming futures
A convite da Embaixada Brasileira em Londres, o arquiteto brasileiro Ricardo de Ostos é o curador da Swarming Futures, uma mostra da Arquitetura Brasileira Contemporânea, que reúne projetos de 4 conceituados escritórios brasileiros, na Galeria 32, anexo da Embaixada. Esta Esposição é parte do International Architecture Showcase do London Festival of Architecture 2010.
Descubra mais:
Uma exposição em homenagem à arquiteta Lina Bo Bardi em Londres
Neste vídeo, muito provavelmente, você vai se surpreender com o caráter inovador da moderna arquitetura do nosso país. São projetos diversos, mas com uma coisa em comum: apontam para o futuro. A BCMF representada por Bruno Campos, um dos seus sócios, expõe o projeto para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, uma extensão do que ela mesma já havia desenvolvido para os Jogos Pan Americanos.
Já a franco-brasileira Triptyque, representada por Guillaume Sibaud, participa com dois projetos surpreendentes, onde a água é o elemento central. Em nome da MMBB, Fernando de Mello Franco apresenta um complexo projeto de recuperação de um rio que corre sob uma das maiores favelas de São Paulo. Mais conceitual, a Vazio S/A, representada por Carlos Teixeira, veio com duas idéias que refletem a importância da ocupação dos espaços nos grandes centros urbanos.
Por último, mas não menos inovador, o próprio Ricardo Ostos exibe um trabalho experimental, um olhar sobre Brasília, um dos ícones da moderna arquitetura brasileira que é, para dizer o mínimo, curiosamente resumido por uma expressão inglesa que pode ser traduzida como ‘o futuro do passado’.
Depois de trazer os artistas brasileiros Nuno Ramos e Daniel Senise, este vídeo é mais um fruto da parceria do seu Canal Londres com a Galeria 32, sempre com o objetivo de mostrar para você o quanto a nossa arte tem a revelar sobre a nossa identidade. Onde quer que a gente esteja.