arte ao ar livre em londres
st katharine docks

Arte ao ar livre é o que não falta em Londres. São muitas obras de arte espalhadas por ruas, praças e paredes. Mas nem todas são muito visíveis. Algumas obras de arte muito especiais podem ser vistas, por exemplo, em uma visita a St Katharine Docks.

Um lugar que, como diz a nossa guia credenciada,  Vania Gay, “nem parece que você está em Londres”. É um lugar para ser descoberto, mesmo ficando bem ao lado de dois dos mais conhecidos cartões postais da cidade: a Tower Bridge. e a Tower of London.

arte ao ar livre em londres

Descubra mais:

Um vídeo para você conhecer o lugar onde Londres nasceu

Uma galeria da arte ao ar livre em Londres

Vania começa pelos grandes painéis, pintados em esmaltes e com muita cor, de Dale Barker. O autor também tem obras expostas em grandes museus, a exemplo do Victoria & Albert Museum. Em seguida, você descobre a parede que ostenta a Crystal Crown. Ela foi esculpida no maior bloco acrílico do mundo, para a celebração do Jubileu de Prata da Coroação da Rainha Elisabeth. O autor foi o consagrado artista Arthur Fleischmann. Vânia aproveita para contar a relação da Coroa de Cristal e o filme Odisséia do Espaço.

arte ao ar livre em londres

Outra artista com obras de destaque é Paula Haughney, que, em espaços separados, tem duas obras. A primeira é um sofá esculpido em pedra, denominada “O Eco do Aroma. É uma referência à baunilha, à canela, o cravo e à noz moscada. O outro trabalho de Paula também em pedra você vai conhecer acompanhando a nossa guia.

arte ao ar livre em londres

Entre um trabalho e outro, algumas curiosidades.  Um exemplo é a capela que foi transformada em uma loja da Starbucks. Ela tem, no piso, logo na entrada, uma placa em homenagem ao Jubileu de Prata da Rainha Elisabeth. Ancorado, o barco que transportou a família real durante a celebração dos 60 anos de coroação da rainha é outra curiosidade.

barco onde a rainha elizabeth desfilou

Finalmente, tendo ao fundo a Tower Bridge, Vânia apresenta a escultura Sundial, um relógio astronômica que marca as horas de acordo com a sombra, de Wendy Taylor que, com mais de 80 trabalhos espalhados pelo país, é artista com mais trabalhos expostos em espaços públicos no Reino Unido. Agora, é com você.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv