arte brasileira no exterior
a luz é como a água

Projetar a arte brasileira no exterior não é tarefa das mais fáceis. Expor trabalhos de 19 artistas em Berlim, a grande meca da arte contemporânea na Europa, pode parecer um sonho impossível. Isso já seria suficiente para você ter uma ideia da importância da exposição “A Água é como a luz“, cuja abertura, a gente cobriu com exclusividade.

Organizada pelo Sciacco Studio, “A água é como a luz”, faz parte do projeto “Chovendo Arte” e a ideia central é transformar o guarda-chuva em um objeto de arte. É uma ideia que surpreende pela simplicidade, mas também pelo resultado visual que provoca.

exposição luz é como a água

Os trabalhos dos artistas selecionados são impressos nos guarda-chuvas e apresentados juntos com as peças originais. Produzidos em edição limitada, os guarda-chuvas se transformam em propagadores dos trabalhos nele impressos.

arte brasileira em berlim

A ideia de levar o trabalho de tantos artistas brasileiros a Berlim nasceu do encontro de Daniel e Tânia Sciacco com Blonay Fuchs, artista e dono da Galerie Forum Berlin am Meer, galeria que abriu as portas para a exposição. A importância dessa iniciativa é impossível de colocar em palavras. Ela vai bem além da exposição em si. Como afirma Blonay Fuchs, é um evento proporciona encontros e novos intercâmbios. Novas possibilidades para a arte brasileira no exterior.

artistas brasileiros em berlim

No vídeo acima, você terá a oportunidade de conhecer um pouco dos 10 artistas que puderam comparecer à noite de abertura, bem o como os trabalhos expostos. Mas, acima de tudo, você terá a oportunidade de perceber como uma ideia criativa e bem concebida pode ter tanto impacto, não importa onde esteja sendo exibida. Sem contar, como ressalta Daniel, as dificuldades para se planejar um evento durante um período de instabilidade da nossa moeda.

arte brasileira na europa

Compromisso com a arte brasileira no exterior

É uma iniciativa que mostra o compromisso dos seus organizadores com a criatividade e arte brasileira, assim como uma bela forma de projetar a imagem do país no exterior. Uma prova desse compromisso é que esta é a terceira exposição promovida pela Sciacco que ganha espaço aqui no Canal Londres. A primeira, Multiple Expressions, mostrou o trabalho de 14 artistas brasileiros em Londres. Em 2015, a exposição Forma e Conteúdo, levou a nossa arte à Bienal de Veneza.

arte brasileira em berlim

Quando se trata de arte, qualquer artista contemporâneo sabe o quanto ter o seu trabalho exposto na capital alemã pode representar para a sua projeção. Mostra também, mais uma vez, o quanto a arte, assim como o esporte, é uma forma poderosa para gerar interatividade e conhecimento, porque não conhece barreiras geográficas, de língua ou cultura.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv