arte na fotografia de
claudia jaguaribe
A fotógrafa Claudia Jaguaribe foi uma das artistas do Brasil na PINTA 2012.
Trata-se de uma importante feira internacional dedicada à moderna e contemporânea. Ali, Claudia mostrou porque pode ser considerada uma das grandes referências da fotografia brasileira da atualidade. Chama a atenção a forma artística com a qual ela se expressa na era da fotografia digital.
Veja mais:
A fotografia de Frederico Câmera em vídeo
Migrando para a era digital
Vindo de uma geração que aprendeu a fotografia em seu modelo tradicional, Claudia não parou no tempo.Ela encontrou nos recursos e ferramentas proporcionados pela era digital o instrumento ideal para expressar-se como artista. Os resultados são surpreendentes. Ao contrário do que muita gente pensa, eles mostram que a popularização da fotografia não fez de todo mundo um fotógrafo.

Fotos: Claudia Jaguaribe
A partir das inúmeras referências que o seu olhar absorve, através das lentes da sua câmera, e da manipulação de imagens, ela constrói a sua arte. E vai adicionando à realidade que todo mundo vê o seu olhar subjetivo, único
Os dois trabalhos de Claudia, expostos no estande da Galeria Barô, galeria que a representa. São duas boas sínteses do seu processo de observação e transformação da realidade em obras de arte. No primeiro, intitulado “Homenagem a Hélio Oiticica“, ela rearruma objetos coletados em favelas do Rio de Janeiro. No final, ela recria quadros de uma beleza e harmonia que, na verdade, já estavam potencialmente presentes em sua composição original. Só precisavam ser revelados.
A biblioteca Ecológica de Claudia Jaguaribe
O segundo trabalho, de uma beleza estética fascinante, é uma espécie de biblioteca ecológica. São livros postos numa instantes, cujas capas são construídas com imagens das nossas florestas, ameaçadas de extinção. Claudia encontrou neste formato uma maneira muito original de expressar a sua preocupação com a questão ambiental.
São fotos que denunciam um processo destrutivo que precisa ser revertido. do contrário, corremos o risco de vermos, mais e mais, a rica fauna brasileira, e do planeta, preservada apenas em relatos de livros.
Vendo os trabalhos de Claudia Jaguaribe, além do prazer estético, você é levado à um processo de reflexão. Processo que, em geral, só é proporcionado pela grande arte. Mas o melhor é você ver o que ela tem a dizer sobre o próprio trabalho, no vídeo acima. Mesmo que você acredite que uma imagem vale mais que mil palavras.