luã dorneles
arte em londres

A arte de Luã Dorneles começou a ganhar os primeiros contornos muito cedo. Mesmo sem contar com outros artistas na família, naturalmente, ali pelo 8 anos de idade, ele mostrava que gostava e tinha talento para o desenho. Graças à percepção dos pais e, principalmente, da avó, ele teve apoio e foi para uma escola de arte.

Descubra mais:

A arte de Estela Sokol em Londres

Mas outras mudanças acabariam sendo decisivas para que Luã pudesse expandir os horizontes. Como pessoa, assim como artista. Com apenas 11 anos, os pais decidiram mudar-se para Lisboa. Para trás, deixaram a violência do Rio e, ao mesmo tempo, abriram novas perspectivas para Luã. Foi em Lisboa que, ainda no segundo grau, ele começou a dedicar-se mais intensamente às artes plásticas.

arte de lua dorneles

5 anos mais tarde, outra grande mudança: por conta do trabalho do pai, a família vem para Londres. Na cidade, Luã encontra o ambiente ideal para dedicar-se ao que mais gosta de fazer: desenhar e pintar. Na hora de ir para a universidade, ele deixou de lado a ideia de tornar-se um arquiteto. Estudar de artes plásticas era a prioridade.

arte de lua dorneles

Luã Dorneles – um autorretrato

No vídeo acima, a história de Luã Dorneles é contada de forma bem mais interessante do que a gente usasse apenas as palavras. Você tem a oportunidade de entrar no estúdio dele e conhecer Luã por ele mesmo. Enquanto narra alguns dos fatos determinantes na sua vida, ele pinta um quadro.

arte de lua dorneles

A partir da tela em branco, nascem os primeiros traços e as primeiras pinceladas de cores. Ele vai construindo um retrato na tela e outro na narrativa da própria história. Os dois são distintos, mas interrelacionados. O trabalho do artista não se separa do que ele é como indivíduo. O retrato na tela revela o processo de trabalho, a relação com a arte.

Também desvenda as influências e a forma de ver o mundo e a si mesmo, como todo autorretrato. A narrativa da própria história, mostra um artista comprometido com o que ele é e não com o que querem que ele seja. Uma arte que reflete assim mesmo e não a tendência do momento.

arte de lua dorneles

É uma viagem que passa por 3 grandes cidades: Rio, Lisboa e pela capital inglesa. Mas vai além, ao entrar nos campo das ideias e reflexões sobre as diferentes maneiras como a arte é vista no Brasil, nos EUA e na Europa.

São referências na pintura, traços e cores que formam o retrato de um jovem artista que é brasileiro e do mundo. Ao final, você também terá preenchido a tela em branco que existia em você que não conhecia a arte de Luã Dorneles.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv