lygia pape
magnetized space

Lygia Pape em Londres é o reconhecimento do trabalho de uma grande artista.

Lygia Pape (1927-2004) é um dos nomes mais representativos da arte contemporânea brasileira. Ao lado de Hélio Oiticica e Lygia Clark, ela faz parte do grupo de criadores do Neo-Concretismo, que embora tenha inspirações em movimentos da vanguarda européia do século XX, criou uma linguagem nova, com cores e traços locais.

lygia pape em londres

Descubra mais:

A arte de Tonico Lemos Auad

Lygia Pape – Espaçø Magnetizado

Com um trabalho tão importante, não é de espantar que Lygia Pape chegue a Londres em grande estilo, com a exposição Magnetized Space, ou Espaço Magnetizado, expressão que ela usava para referir-se ao Rio de Janeiro, sua cidade natal, numa das mais importantes galerias de arte de Londres: a Serpentine Gallery.

magnetized space

Serpentine Gallery – Londres

Espaço que o trabalho merece – Serpentine Gallery

O Canal Londres não poderia deixar de registrar um evento tão importante. Na companhia de Heloisa Righetto, você vai andar pelos espaços da Serpentine e ter uma visão geral do trabalho de Lygia Pape.  A razão é que esta é uma exposição abrange as diversas épocas, linguagens e experimentos ao longo da vida da artista.

lygia pape serpentine gallery

Heloisa Righetto

Lygia Pape – Livro do Tempo e Teia

Além do Livro do Tempo, uma das principais obras de Lygia, Helô destaca o trabalho “Teia”. Uma série de fios formam colunas que se entrelaçam no espaço escuro, como se fossem raios de luz, tanta é a delicadeza do efeito que produz. É um trabalho que tem que ser montado a cada vez que é exposto, seguindo as coordenadas deixadas pela própria artista.

exposição de lygia pape em londres

Em Londres, Paula Pape, filha de Lygia, veio especialmente para coordenar a montagem dessa peça. Mas tem muito mais: vídeos, filmes, gravuras, mostrando o extenso mundo concebido pela imaginação e criatividade. Tudo associado ao rigor formal que marca o trabalho da artista. Ela mesma se definia como alguém que gostava de inventar, descobrir coisas novas, buscar novos caminhos, experimentar.

lygia pape na serpentine gallery

Como diz a Heloisa na abertura do vídeo, depois de Hélio Oiticica, Os Gêmeos e Cildo Meireles na Tate Modern, além de Ernesto Neto na Hayward Gallery, chegou a vez do trabalho de Lygia Pape em Londres. E, como não poderia deixar de ser, mostrado em lugar de prestígio na cidade: a Serpentine Gallery, localizada nos Kensington Gardens.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv