arte de oswaldo goeldi
em londres

Cenas Urbanas mostra a arte de Oswaldo Goeldi, na Galeria 32.

Mais que uma exposição, Oswaldo Goeldi na Galeria 32, anexo da Embaixada Brasileira em Londres, foi um evento histórico. Não apenas pela importância que o artista tem dentro do panorama da arte brasileira, mas também porque a primeira exposição individual dos trabalhos dele, em 80 anos. A última foi realizada em 1930, em Berna, Suíça.

Descubra mais:

A arte de um jovem pintor brasileiro em Londres

Oswaldo Goeldi – o sombrio no país tropical

O que mais chama atenção na arte de Oswaldo Goeldi é a sua natureza única, inesperada, surpreendente. Como ressalta o crítico e curador da exposição, Paulo Venâncio Filho, a obra de do artista é sombria. Quando a gente pensa no Brasil como país, Goeldi parece peixe fora d’água. Em lugar que cultiva a tradição das cores vibrantes, ele prioriza o escuro, a sombra.

oswaldo goeldi

A herança européia de Goeldi

É também um artista único porque o Brasil não tem nenhuma tradição dentro do expressionismo. É um movimento mais relacionado ao norte da Europa. À primeira vista, o que explica o expressionismo de Oswaldo Goeldi é o fato dele ser filho de pai nascido na Suíça.  Em consequência disso, ele viveu bastante tempo naquele país.

curador da exposição cenas urbanas

Foi lá que ele teve os primeiros contatos com artistas ligados ao expressionismo. Da mesma forma que com as técnicas de xilogravura, na qual se tornaria um mestre. Só que nada disso seria possível se o próprio Oswaldo não fosse ele mesmo um ser solitário. Cenas Urbanas retrata o Rio de Janeiro na visão do autor.

cenas urbans de oswaldo goeldi

Raul Schmidt, colecionador que cedeu os trabalhos para esta exposição. É ele que ressalta: “Goeldi mostra o lado mais sombrio e escuro do Rio”. Seus personagens são os marginalizados, os esquecidos, os vagabundos e prostitutas que perambulavam pela noite. Raul também chama a atenção para as semelhanças entre Oswaldo Goeldi e Edvard Munch. O consagrado artista norueguês foi contemporâneo de Goeldi. O interessante é que, assim como “O Grito” de Munch, “A Chuva”, também  é uma dessas obras-primas que conseguem sintetizar, de forma profunda, a solidão humana.

A arte de Oswaldo Goeldi

Já tivemos o privilégio de mostrar trabalhos de grandes nomes da arte brasileira, a exemplo de Nuno Ramos e Ernesto Neto, mas o que torna este vídeo ainda mais especial, é o fato dele ser um registro histórico. É uma exposição que esperou 80 anos para acontecer. Um vídeo único, sobre a arte de Oswaldo Goeldi e a vida de um artista singular.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv