arte de rua em berlim
Apreciar a riqueza da arte de rua em Berlim pode ser uma experiência muito enriquecedora para o turista que vê além dos cartões postais tradicionais. Como a maioria das cidades européias, as ruas de Berlim têm muita história para contar. Parte dessa história tem sido contada pelos trabalhos de diferentes artistas de rua. Isso mostra o quanto Berlim é uma das capitais européias mais conectadas com o novo.
Depois de viver em Lisboa e Londres, a brasileira Fernanda Cardoso decidiu, em 2013, viver e estudar em Berlim. Apaixonada pela arte de rua, Fernanda foi nossa guia na cidade num passeio por algumas regiões da cidade onde o lado novo de Berlim pode ser apreciado através do grafite.
A arte invade a fábrica
O passeio começa por um lugar muito especial e até mesmo inusitado: uma antiga fábrica de gelo abandonada que tornou-se um símbolo de resistência e uma galeria de arte. Símbolo de resistência porque, como explica Fernanda, a cidade, devido ao seu passado conturbado, está repleta de prédios abandonados com duas correntes antagônicas tentado definir os destinos dos mesmos.
De um lado, a especulação imobiliária que o vê apenas como um espaço a ser ocupado por novas construções e, no lado oposto, aqueles que lutam para preservá-los como parte da história. No caso dessa antiga fábrica de gelo, esta resistência é feita por ocupantes do prédio, com o apoio dos artistas que deixam as suas marcas em cada pedaço de parede disponível.
É uma expressão da força política que a arte de rua alcançou, ao se descobrir que paredes podem se transformar em tela ou veículo de mídia. O ponto alto da visita é a maravilhosa vista que pode ser apreciada da cobertura: de um lado o rio Spree e, do outro, a famosa de TV, um dos cartões postais da cidade.
Arte de rua em Berlim – voz contemporânea
De lá, Fernanda leva você para conhecer mais alguns arte que se espalham por alguns pontos da cidade. Destaque para os trabalhos de alguns artistas próximos à Ponte Oberbaum, importante cartão postal da cidade. A ponte também é um símbolo da reunificação da cidade após a queda do muro de Berlim, em 1989. No caminho, uma rápida parada dedicada a um grafite dos famosos Os Gêmeos, brasileiros consagrados no universo da street art.
É um passeio que mostra que não é por acaso que a capital alemã é considerada uma cidade de vanguarda no cenário europeu. É para lá que estão voltados os olhares de quem procura o novo, o contemporâneo no mundo da arte. Todas as artes.
Depois de mostrar a arte de rua em Berlim, ela encerra a caminhada cercada pelo verde e pela tranquilidade do Treptower, o maior dos parques de Berlim. Será que faltou alguma coisa? Isso você só vai descobrir vendo o vídeo na companhia de Fernanda Cardoso.