túnel do grafite
leake street tunnel
O Túnel do Grafite é um espaço dedicado à arte livre. Em 2008, o famoso e invisível artista britânico, Banksy, fez uma brincadeira se referindo ao Festival de Cinema de Cannes e criou o Cans Festival, que foi realizado no Leake Street Tunnel, bem ao lado da Estação de Waterloo. A partir de então, o túnel se tornaria em um autêntico espaço da arte de rua em Londres.
Descubra mais:
O trabalho de um artista brasileiro no lake street tunnel
Túnel do Grafite com um especialista em arte
Essa e outras informações do universo do Grafite, você tem no vídeo acima, que produzimos com o consultor de arte João Correia. De formação totalmente diferente, já que ele vem de uma família ligada às artes plásticas tradicional, João chegou à capital londrina há 12 anos atrás e decidiu ficar, com o objetivo de promover a arte brasileira e latino-americana em Londres. Para tanto, ele manteve durante vários anos a Galeria Tambo, antes de voltar o seu interesse para a Arte de Rua, ou Street Art.

Leake Street Tunnel – Londres
Descubra mais:
Um passeio pela street art em Shoreditch, Londres
Túnel do Grafite – espaço livre para arte
Caminhando ao longo do Leake Street Tunnel, João explica algumas das nuances desse movimento que começou nas ruas mas que já ganhou status de arte, com o aval de alguns dos mais respeitados museus e galerias do mundo. Prova disso é que a conceituada Tate Modern já promoveu exposições de trabalhos de alguns nomes famosos do Grafite.
Entre outras coisas, os menos familiarizados vão conhecer um pouco sobre algumas das diferenças entre Grafite e Arte de Rua; a influência de Banksy e Invader, dois dos mais respeitados artistas de rua contemporâneos, para o prestígio do Grafite; a relação da arte de rua com o Construtivismo, entre outras curiosidades. Interessante também notar a influência que a Street Art tem exercido sobre o próprio João, a ponto dele hoje manter uma página no Facebook totalmente dedicada a essa forma de expressão artística. Para quem é artista, é também um espaço onde trabalhos podem ser divulgados.
O Brasil tem se destacado muito no mundo da Street Art e um exemplo disso já foi registrado aqui no Canal Londres, através do trabalho de Waleska Nomura. Agora, temos o privilégio de trazer pra você um mundo cheio de novas informações, através do conhecimento de João Correia, além de mostrar um lugar muito especial e que vale a pena conhecer em Londres.