túnel do grafite
leake street tunnel

O Túnel do Grafite é um espaço dedicado à arte livre.

Em 2008, o famoso e invisível artista britânico, Banksy, fez uma brincadeira se referindo ao Festival de Cinema de Cannes e criou o Cans Festival, que foi realizado no Leake Street Tunnelbem ao lado da Estação de Waterloo. A partir de então, o túnel se tornaria em um autêntico espaço da arte de rua em Londres.

arte de rua em londres

Descubra mais:

O trabalho de um artista brasileiro no lake street tunnel

Túnel do Grafite com um especialista em arte

Essa e outras informações do universo do Grafite, você tem no vídeo acima, que produzimos com o consultor de arte João Correia. De formação totalmente diferente, já que ele vem de uma família ligada às artes plásticas tradicional, João chegou à capital londrina há 12 anos atrás e decidiu ficar, com o objetivo de promover a arte brasileira e latino-americana em Londres. Para tanto, ele manteve durante vários anos a Galeria Tambo, antes de voltar o seu interesse para a Arte de Rua, ou Street Art.

arte de rua em londres

Leake Street Tunnel – Londres

Descubra mais:

Um passeio pela street art em Shoreditch, Londres

Túnel do Grafite  – espaço livre para arte

Caminhando ao longo do Leake Street Tunnel, João explica algumas das nuances desse movimento que começou nas ruas mas que já ganhou status de arte, com o aval de alguns dos mais respeitados museus e galerias do mundo. Prova disso é que a conceituada Tate Modern já promoveu exposições de trabalhos de alguns nomes famosos do Grafite.

tunel do grafite

Entre outras coisas, os menos familiarizados vão conhecer um pouco sobre algumas das diferenças entre Grafite e Arte de Rua; a influência de Banksy e Invader, dois dos mais respeitados artistas de rua contemporâneos, para o prestígio do Grafite; a relação da arte de rua com o Construtivismo, entre outras curiosidades. Interessante também notar a influência que a Street Art tem exercido sobre o próprio João, a ponto dele hoje manter uma página no Facebook totalmente dedicada a essa forma de expressão artística. Para quem é artista, é também um espaço onde trabalhos podem ser divulgados.

arte de rua em londres

O Brasil tem se destacado muito no mundo da Street Art e um exemplo disso já foi registrado aqui no Canal Londres, através do trabalho de Waleska Nomura. Agora, temos o privilégio de trazer pra você um mundo cheio de novas informações, através do conhecimento de João Correia, além de mostrar um lugar muito especial e que vale a pena conhecer em Londres.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv