adam neate
arte e a história

Em mais um dos vídeos do Canal Londres, você vai ter a oportunidade de fazer um passeio pela arte e a história de Adam Neate, um grande nome da pintura contemporânea na Inglaterra.

Não espere, no entanto, uma história que segue uma linha do tempo recheada de datas cronológicas. É mais que isso: é a história do processo de formação de um artista. Casado com a artista brasileira Waleska Nomura, ele também fala dessa importante conexão com o Brasil.

arte e história de adam neate

Descubra mais:

A arte do brasileiro Ernesto Neto, em Londres

A arte do talento mas também da determinação

Adam Neate fez um caminho  que pode ser um exemplo não apenas para quem quer ser um artista. É uma lição de vida que pode inspirar a todos, não importa a área de atuação. Mostra que perseguir o sonho de fazer o que realmente gosta vale a pena. Afinal, temos apenas uma vida e é uma grande pena desperdiçá-la com coisas que não trazem prazer. Filho de uma família operária, na infância, o sonho de tornar-se pintor parecia impossível, mas o talento e a determinação foram forças determinantes para que ele se tornasse o pintor que sonhou.

arte e história de adam neate

Da rua para a galeria

O caminho começou a ser percorrido a partir do momento em que ele descobriu o grafite. Depois, de morar em Ipswich, ele mudou-se para Londres, onde havia mais espaço para a expansão do seu trabalho. Adam fez parte integrante do movimento de Street Art que tomou conta de Londres no início dos anos 2000, e que revelou grandes artistas como Banksy, Solo One, The Toasters, Ben Eine e D*Face, entre outros.

A transição da rua, onde ele pintava muros, portas e paredes, para a galeria de arte começou com um convite da Elms Lesters Painting Rooms, no período em que ele estava vivendo no Brasil.

arte e história de adam neate

A mudança como crescimento

Trabalhando com a mesma galeria desde então, em 2015, ele realizou a exposição Dimensionalist Painters. Alguns dos trabalhos expostos você pode ver no vídeo acima. São trabalhos que mostram os traços do desenho de uma artista que evoluiu muito ao longo do tempo.

A presença de cores é um exemplo dessa evolução. São cores que dão leveza ao pensamento, por vezes sombrio e profundamente reflexivo da pintura da Adam. Um aprendizado que ele resume com uma sentença: “como artista, você tem que crescer, progredir e tentar coisas novas. Você tem que experimentar.”

arte e história de adam neate

É um desses vídeos que o Canal Londres produz e que nos deixa muito orgulhosos. A gente tem certeza que, ao ouvir o que Adam tem a dizer, enquanto admira o trabalho que ele tem a mostrar, você concordará com a gente: Adam Neate é um artista na mais pura expressão da palavra, porque tem uma mensagem para passar e consegue fazer isso de um jeito único, como deve fazer todo grande artista.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv