arte e cinema do brasil em londres

A semana da arte e cinema do Brasil em Londres, The Brazilian Art Film Week, é uma iniciativa de Paulo Rufino, curador da exposição, e foi aberta ao público no dia 15 de agosto, na Embaixada do Brasil. A noite contou com a presença de vários artistas que tiveram obras selecionadas para a exposição. O vídeo acima é um registro da abertura do evento feito pelo Canal Londres.

the brazilian art film week

Embora seja engenheiro elétrico, Paulo Rufino é apaixonado por cinema e arte. O primeiro encontro dele com o Canal Londres foi durante o Festival de Cinema de Kilburn, onde ele foi curador de uma das categorias da edição de 2012. Desta vez, Paulo resolveu juntar cinema e arte do Brasil em Londres em uma mostra para celebrar o trabalho de seleção de grandes artistas.

arte do brasil em londres

Desenhos de Maria Foteinaki

A seleção dos trabalhos que fizeram parte da “The Brazilian Art Film Week”, nas palavras do próprio Paulo, foi baseada no critério da representatividade e qualidade dos trabalhos dos artistas. São todos eles nomes já conhecidos no universo da arte. Embora trate-se arte e cinema do Brasil, a nacionalidade do artista não foi um critério determinante. Em nosso vídeo, por exemplo, você vai conhecer a artista grega Maria Foteinaki, cujo trabalho na exposição é fruto de uma viagem ao Rio de Janeiro.

trabalho de ed ribeiro

Ed Ribeiro

Ao longo da entrevista concedida para o Canal Londres, Paulo Rufino vai enumerando alguns dos artistas presentes no evento e faz, ao mesmo tempo, um resumo do trabalho que os mesmos estão expondo. Um desses exemplos é o consagrado artista baiano Ed Ribeiro, conhecido como o “Pintor dos Orixás”. Ele é dono de uma técnica de pintura única: a tinta que dá origem aos belos quadros é derramada diretamente na tela, onde as as formas ganham vida através do movimento da própria tela.

luciano bresdem

Desenho de Luciano Bresdem

Também baiana, a artista Dora Reuther trouxe para a semana da arte e cinema do Brasil em Londres, quadros cheios de cores e traços que revelam a influência cubista. Também esteve presente a artista Nithan Stocklin, com um belo ensaio fotográfico, cujo motivo é ajudar pessoas que passam por problemas com a depressão. De Pernambuco, Luciano Bresdem marcou presença como artista e cineasta.

paulo rufino

Paulo Rufino – Fotos ao fundo: Nithan Stocklin

Para completar, a presença do cinema. Em nosso vídeo, você tem uma rápida pincelada de 4 filmes participantes: Anna Maria Maiolino, dirigido por Anna Bowman; The Dialect of Love, de Celso Luiz Prudente; O Último Dia, de Luciano Bresdem; Jesus Saves, de Fabiano de Souza Ramos. Para você que não teve a oportunidade de ver The Brazilian Art Film Week, o vídeo acima funciona como uma espécie de acervo permanente da exposição. Você só precisa apreciar.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv