arte e cultura brasileira
braziliart
Foi uma festa da arte e cultura brasileira em Londres. O motivo? A a celebração de 3 anos do Braziliality, que, mais tarde, passaria a se chamar Braziliart, , comandada pelas brasileiras Alícia Bastos e Bianca Turner.
Sob o tema “I am Braziliality”, é difícil imaginar um local mais apropriado para a realização desse evento: a Forman’s Smokehouse Gallery. Bem ao lado do Parque Olímpico há poucos meses do início dos Jogos de Londres2012.
Veja mais:
Da dança à arte de rua, brasilidade sem fronteiras
O evento foi marcado por uma diversidade de trabalhos e formas de expressão. Todos giravam em torno de um eixo central: o Grafite ou, para ser mais abrangente, a Arte de Rua. Ou seja: uma exposição em sintonia com a arte contemporânea. Vale destacar que o evento também fez parte do Hackney Wicked Art Festival.
A importância da data pode ser dimensionada tanto pela quantidade e qualidade dos trabalhos expostos. Sem esquecer a presença do público e dos autores das obras. Claro que a gente não poderia deixar de registrar um momento como esse. O resultado é o vídeo que produzimos. Conversamos com alguns dos nomes que participaram do evento: Ben Neumann, Pedro Vicente, Azul Serra, Milo Tchais e Bianca Turner.
Outras nomes, referências e comentários, você vai ficar sabendo através da apresentação da Bianca e da Alícia. Entre os participantes, Faé, artista brasileira que reside em Berlim; Bruno Figueiredo, fotógrafo mineiro; a carioca Rafaela Miranda Rocha; Karin Janssen, artista holandesa; Daniella Baptista, fotógrafa; Narcelio Grud e Stik, que trabalharam em conjunto com Milo Tchais, grafite.
Mas não ficou só aí. Dois grupos de dança, formados por bailarinos brasileiros residentes em Londres, se encarregaram de dar um brilho muito especial à festa. Alguns deste artistas você pode conhecer um pouco mais de perto, através de vídeos que já produzimos com eles: Gladys Cavalcante, Elisângela, Irineu Nogueira e Everaldo Pereira, por exemplo.
Agora, é só aguardar, pois este é só o começo de um ano que será muito rico para a arte e cultura brasileira em Londres. Sem dúvida, vai ter muito espaço para mostra o que temos durante a realização dos Jogos Olímpicos. Até porque Londres passa o bastão para os primeiros Jogos a serem realizados no Brasil, em 2016.