arte em londres
bold tendencies 2011
Neste vídeo, da série Design em Londres, Heloisa Righetto leva você a um estacionamento abandonado, em Peckham, no sul de Londres, para visitar a Bold Tendencies. Criada em 2007, a Bold Tendencies acontece pelo quinto ano consecutivo, e é mais uma demonstração de como a arte pode se expressar nos lugares mais inusitados. Segundo Ross Chalmers, que está envolvido com a organização do evento desde o seu início, as primeiras edições foram realizadas em um outro local, mas eles tiveram que mudar.
Descubra mais:
Arte brasileira em um festival internacional em Londres
Bold Tendencies – Arte com vista privilegiada
Com a ajuda da administração pública local, Council, eles obtiveram permissão para ocupar o velho e abandonado estacionamento, em Peckham. Escolha acertada: Bold Tendencies tem sido um sucesso, e a cada edição cresce a participação de artistas internacionais, bem como o número de visitantes. Entre as obras que chamam a atenção, na edição 2011, Heloísa destaca dois ratos infláveis gigantes que, de frente um para o outro, encantam quem está chegando ao terraço cantando uma música romântica.
Também chama a atenção uma rede estendida com a sua sombra móvel projetada no piso, cujo teto é o céu de Londres. Mas a grande novidade desse ano é um novo e aconchegante espaço onde os organizadores têm promovidos noites de poesia e palestras, mas que também é o lugar onde os artistas expositores encontram o público para uma conversa sobre os seus trabalhos. Uma característica muito peculiar da Bold Tendencies é que as obras que lá são exibidas foram criadas pensando nas características do espaço disponível.
Assim como a Feira de Móveis Vintage, que acontece à beira de uma piscina, também mostrada pela Heloisa aqui na série Design em Londres, Bold Tendencies é um excelente exemplo de como se pode transformar um espaço desocupado com criatividade e arte. E você ainda tem como prêmio extra um bar com uma vista privilegiada de Londres. Em outras palavras, o convite é irresistível. Portanto, se você está em Londres durante o verão, não esqueça que esta é uma grande opção para um programa fora do roteiro turístico tradicional da cidade.

Heloísa Righetto
Chegar é muito fácil: o estacionamento fica bem na frente da Peckham Rye Station, e você pode chegar pegando um trem em London Bridge ou Victoria Station. Uma dica: para acessar a entrada do prédio, saindo da estação, vire à esquerda, caminhe até a esquina onde tem uma agência do HSBC, vire à direita, e entre na primeira rua à direita. Uma voltinha que vale a pena.