festival of the world
southbank
Não é por acaso que Southbank foi escolhido para o Festival of the World. Lá estão algumas das principais atrações turísticas e centros culturais da cidade, a exemplo da Tate Modern, a Millenium Bridge e a Hayward Gallery. Em nosso vídeo, apresentado por Heloisa Righetto, você vai passear pela exposição Festival of the World, promovida pelo Southbank Centre.
Descubra mais:
Arte brasileira em Londres, em ano de Jogos Olímpicos
Festival of the World – Londres 2012
São instalações gigantescas que, no ano do Jogos Londres 2012, celebram as diferentes culturas que formam o nosso planeta. Heloísa destaca algumas delas, como um imenso Baobá construída com tecidos enviados de diversas partes do mundo. Também chamam a atenção, os dois bonecos gigantes que escalam as paredes externas da Hayward Gallery, uma escada de avião cheia de passageiros, mas cuja falta do avião na extremidade, deixam um vazio, ilustrando a falta de perspectiva enfrentada por imigrantes ilegais, um dos grandes problemas sociais na Europa, hoje.
Mundo de cor e criatividade
Claro que a gente não vai entregar todos os trabalhos exibidos no Festival, já que o legal mesmo é acompanhar Heloisa através desse mundo de cor e criatividade, bem às margens do Tâmisa. Aliás, por falar no Rio Tâmisa, tem até uma praia que foi construída como parte do Festival of the World. A realização do Festival não poderia ser mais apropriada para o ano em que pessoas de todas as partes do mundo desembarcam em Londres para ver de perto os Jogos Olímpicos. Mas, independente dos Jogos, é um evento muito representativa do espírito da cidade mais cosmopolita do planeta.
Pode-se dizer, sem medo de se estar exagerando, que Londres é uma celebração da possibilidade de integração de pessoas e culturas diferentes, muitas vezes antagônicas. De certa forma, este é o espírito que também move o Canal Londres, portanto, de onde quer que você seja, aqui, você está em casa.