arte no túnel do grafite
david de drito
Falar em arte no túnel do grafite é como falar em liberdade.
O Leake Street Tunnel, localizado em Waterloo é o maior espaço dedicado ao grafite e à arte de rua em Londres. É também um espaço muito familiar para o artista brasileiro David de Brito. Foi lá que ele marcou um encontro para mostrar um pouco da sua arte. Como uma viagem no túnel do tempo, ele também contou um pouco da própria história.

David de Brito
Descubra mais:
Um passeio pela arte de rua em Shoreditch, Londres
David saiu do Brasil há mais de uma década. Primeiro, morou em Madri, onde ficou 5 anos. Lá, também se casou. Com a crise econômica que afetou a Espanha, decidiu que o próximo destino seria Londres. Na bagagem, ele também trouxe o talento que começou a ser despertado ainda no Brasil. Primeiro, ele foi influenciado pelos quadrinhos, mas a paixão pelo grafite viria mais tarde.

David de Brito
A inspiração passava na janela do trem
Os grafites que ele via quando pegava os trens da CPTM, na Grande São Paulo que levaram David ao que seria a sua forma de expressar a sua arte. Vários artistas o influenciaram: Os Gêmeos, Onesto, Tinho, entre outros. Mas como todo artista, David encontrou uma maneira própria de se expressar: a criação de personagens, inspirados nas pessoas que ele encontra no dia-a-dia de grandes cidades. Elas estão nas ruas, nos trens, nos metrôs. São alegres, são tristes, esperançosas, felizes, angustiadas.
Arte no túnel do grafite e na galeria
Mas a arte de David também já frequenta as paredes de galerias e exposições. No final de 2015, ele apresentou alguns dos seus trabalhos numa exposição “When São Paulo and London Collide”, realizada no Rich Mix. A galeria fica na região de Shoreditch, conhecida por ser um espaço da arte de rua.
Na exposição, ele mostra a maioria dos personagens que já criou. Em especial, chama a atenção para a forma inovadora como ele passou a usar copos descartáveis. Ele os transforma em espaço para a criação artistística.

Leake Street Tunnel
No vídeo acima, enquanto ele pinta, vai expressando também suas ideias a respeito da arte, do trabalho feito para sobreviver. Também fala dos novos projetos. Tudo de uma forma que tem muito a ver com o Leake Street Tunnel: livre. Ao editar o vídeo, a nossa intenção foi que essa naturalidade com que ele pinta e fala passasse para você. A gente espera ter conseguido.