sylvia morgado
arte em palavras

Dizer que escrever é uma arte pode ser apenas um chavão. No caso da artista Sylvia Morgado, a expressão pode ser tomada no sentido mais literal possível. Sylvia não apenas usa a palavra para se expressar.

As formas inusitadas com que ela apresenta os seus textos transcendem o livro no sentido convencional. Ao invés de simplesmente folheá-los, o leitor os manuseia.  O convite que ela recebeu para participar da exposição de reabertura da Debut Contemporary confirma essa originalidade.

trabalho de sylvia morgado

Descubra mais:

Luã Dorneles, um artista brasileiro em Londres

Como o nome sugere, a Debut Contemporary é um espaço dedicado a revelar novos talentos. Entre tantos artistas de várias partes do mundo, o trabalho de Sylvia destaca-se pelo inusitado. Entre tantos artistas plásticos, escultores, pintores, fotógrafos, que participaram da exposição, ela era a única escritora presente.

artista sylvia morgado

Livros além das palavras

No vídeo acima, entre outras coisas, ela faz um resumo do seu trabalho. Mostra dois livros que ela mesma publicou. O primeiro  é “untitled” (sem título), baseado na música “Underground”, do DJ Fra Jester. Ele gerou uma instalação onde o leitor pode interagir com o texto usando a audição, o tato, a visão, o paladar e o olfato. Em outras palavras: um livro para todos os sentidos, como ela mesma o define.

publico na debut contemporary

O segundo é ainda mais surpreendente: Sylvia usou um rolo de papel higiênico no lugar das páginas. Em textos curtos, ela leva o leitor não apenas à leitura, mas a compartilhar a própria experiência. Basta ir escrevendo nos espaçoes em branco a ele reservado.

debut contemporary gallery

Outra curiosidade: embora Sylvia mantenha um blog, todos os seus textos são produzidos numa máquina de escrever. Isso significa dar um toque especial que, visualmente, deixa os seus livros, ainda mais atraentes. Sylvia também apresenta a artista brasileira Daniella Bonachella, que veio a Londres especialmente para participar da exposição.

arte na debut contemporary

Os livros da escritora e artista Sylvia Morgado não são encontrados nas prateleiras das livrarias, e esta é mais uma razão para você aproveitar a oportunidade e conhecer o trabalho dela através do vídeo que a gente produziu, durante a abertura da exposição. Assim como na Debut Contemporary, em nossa galeria de artistas brasileiros em Londres, o trabalho dela é único.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv