sylvia morgado
arte em palavras
Dizer que escrever é uma arte pode ser apenas um chavão. No caso da artista Sylvia Morgado, a expressão pode ser tomada no sentido mais literal possível. Sylvia não apenas usa a palavra para se expressar.
As formas inusitadas com que ela apresenta os seus textos transcendem o livro no sentido convencional. Ao invés de simplesmente folheá-los, o leitor os manuseia. O convite que ela recebeu para participar da exposição de reabertura da Debut Contemporary confirma essa originalidade.
Descubra mais:
Luã Dorneles, um artista brasileiro em Londres
Como o nome sugere, a Debut Contemporary é um espaço dedicado a revelar novos talentos. Entre tantos artistas de várias partes do mundo, o trabalho de Sylvia destaca-se pelo inusitado. Entre tantos artistas plásticos, escultores, pintores, fotógrafos, que participaram da exposição, ela era a única escritora presente.
Livros além das palavras
No vídeo acima, entre outras coisas, ela faz um resumo do seu trabalho. Mostra dois livros que ela mesma publicou. O primeiro é “untitled” (sem título), baseado na música “Underground”, do DJ Fra Jester. Ele gerou uma instalação onde o leitor pode interagir com o texto usando a audição, o tato, a visão, o paladar e o olfato. Em outras palavras: um livro para todos os sentidos, como ela mesma o define.
O segundo é ainda mais surpreendente: Sylvia usou um rolo de papel higiênico no lugar das páginas. Em textos curtos, ela leva o leitor não apenas à leitura, mas a compartilhar a própria experiência. Basta ir escrevendo nos espaçoes em branco a ele reservado.
Outra curiosidade: embora Sylvia mantenha um blog, todos os seus textos são produzidos numa máquina de escrever. Isso significa dar um toque especial que, visualmente, deixa os seus livros, ainda mais atraentes. Sylvia também apresenta a artista brasileira Daniella Bonachella, que veio a Londres especialmente para participar da exposição.
Os livros da escritora e artista Sylvia Morgado não são encontrados nas prateleiras das livrarias, e esta é mais uma razão para você aproveitar a oportunidade e conhecer o trabalho dela através do vídeo que a gente produziu, durante a abertura da exposição. Assim como na Debut Contemporary, em nossa galeria de artistas brasileiros em Londres, o trabalho dela é único.