valéria nascimento
arte em cerâmica

Valéria Nascimento produz uma espécie rara de flor.

Cultivada em barro e modelada pelas mãos da artista, Valéria transforma cerâmica em flor. Só daí você já percebe que estamos falando de uma artista muito especial, que traz a sensibilidade na ponta dos dedos. Em uma visita ao seu estúdio, situado em Teddington, região da Grande Londres, tivemos o privilégio de conhecer a artista e o seu trabalho.

Descubra mais:

A arte de Tonico Lemos Auad 

Valéria Nascimento – arte e natureza

Na verdade, para produzir o belo vídeo acima, estivemos com Valéria duas vezes: a primeira, durante a exposição que ela realizou no Royal College of Art e, em seguida, fomos ao seu estúdio. Tudo girou em torno do trabalho que ela tem desenvolvido, cujas origens estão no intenso contato com a natureza.

O contato com o barro, vem da infância, em Goiás. Assim como a gente, você vai descobrir que, antes de mudar-se para Londres, foi no Rio de Janeiro, onde chegou como arquiteta, que Valéria deu início à sua carreira de ceramista.

Valéria Nacimento

Hoje, integrante do time de artistas que são representados pela Woolff Gallery, ela vê a sua carreira alçar vôo cada vez mais altos. No dia da nossa entrevista, ela estava preparando os trabalhos que seriam enviados para uma prestigiada exposição em Chicago.

Valéria também tem feitos trabalhos para grandes marcas, a exemplo do que produziu para a loja em Tiffany, localizada em Canary Wharf. Mas o melhor mesmo é que você vai acompanhar Valéria através do seu processo criativo.

Ceramista Valéria Nascimento

Desde a caixinha onde ela guarda os objetos que a inspiram, passando pela modelagem do barro, os cortes que dão forma às suas peças, o forno e o resultado final, de uma leveza surpreendente. A gente que já teve o prazer de apresentar aqui outras artistas brasileiras, a exemplo de Consuelo Radclyffe e Waleska Nomura, tem o orgulho de mostrar a arte de Valéria Nascimento.

Você há de concordar que, se é verdade que nós viemos do barro, nas mãos de Valéria, as flores brotam da mesma matéria prima.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv