shakespeare globe theatre

por dentro do globe e sua história

Visitar o Shakespeare Globe Theatre é fazer uma viagem no tempo. O Teatro de Shakespeare, é um lugar que não deve ser visitado só pelos amantes do teatro. É um dos maiores símbolos da cultura e tradição inglesas, além de uma grande atração turística de Londres. A localização também ajuda: ele fica em Bankside (lado sul do Tâmisa), entre as pontes de Southwark e Blackfriars. Outras duas grandes referências são a Ponte do Milênio e a Tate Modern. Acima de tudo, é uma justa homenagem ao seu filho mais notável: William Shakespeare.  Quem visita a cidade em busca do que a tradição inglesa tem a oferecer, este é um dos lugares a se conhecer.

visita ao teatro de shakespeare em londres

Shakespeare Globe

Saiba mais:

Visite a cidade e a casa onde William Shakespeare nasceu

Um marco que ressurgiu das cinzas

O Globe é uma réplica do teatro original, construído em 1599. Ele foi destruído por um incêndio durante uma apresentação da peça Henrique VII, em 1613. Foi reconstruído no ano seguinte e demolido em 1644. As ruínas do teatro original ficam bem próximas de onde a sua cópia foi construída. O projeto foi uma iniciativa do ator, diretor e produtor americano Sam Wanamaker.

o shakespeare globe por dentro

Shakespeare Globe

Foi um trabalho que durou mais de 20 anos para se tornar realidade. Valeu a pena, como você vai comprovar no vídeo acima. Infelizmente, Sam Wanamaker morreu em 1992, pouco mais de 3 anos antes do Globe ser oficialmente aberto, em junho de 1997. De qualquer forma, ele deixou um grande legado para os londrinos e para quem visita a cidade.

lugares para conhecer em londres - shakespeare globe

Teatro de Shakespeare – Londres

Shakespeare Globe Theatre – bem mais que um teatro

O papel que ele desempenha vai bem além das peças exibidas no seu palco. Além de encenar peças do próprio Shakespeare, de autores clássicos e contemporâneos, o Globe é um centro educacional. Ali são desenvolvidas pesquisas, oferecidos cursos, seminários, workshops. Como atração turística, são oferecidas visitas programadas. É uma maneira mais rápida de você saber mais sobre a história do teatro e do seu homenageado. Durante o ano inteiro são realizadas exposições e passeios guiados. Durante os passeios, você pode usar o guia em áudio para aprender mais a trajetória de Shakespeare, onde nasceu, a vida em Londres, o trabalho, o legado que ele deixou para a humanidade. Para grupos de até 14 pessoas, não é preciso reservar com antecedência. Os ingressos são comprados na hora. Os passeios também incluem uma ida às ruínas do teatro original.

o teatro de shakespeare em londres

Atriz Maria Alencar

Exterior e interior

Vale ressaltar que o exterior do Globe não é uma cópia exata da construção original. O mesmo já não acontece do lado de dentro. Muitas escavações foram realizadas para garantir que ele fosse o mais próximo possível do primeiro. Ver uma peça do maior autor teatral da história ali, é voltar mais de 500 anos no tempo. O tempo em que ele encenou várias de suas peças e interpretou alguns dos seus personagens.

coisas para ver em londres teatro de shakespeare

Globe

Uma atriz brasileira como guia

Mas sem pagar nada, no vídeo acima, você pode fazer esse passeio. E você não estará sozinho. Convidamos a atriz Maria Alencar, que vive em Londres, para ser a sua guia neste passeio muito especial. Você vai como o teatro era nos tempos de Shakespeare. Por exemplo: como a platéia era dividida, já que parte ficava em pé e outra tinha direito aos assentos. Claro, nestes assentos também há uma hierarquia. Os melhores lugares são mais caros. E tem um extra: você vai subir ao palco com ela.

lugares para ver em londres

Shakespeare Globe

Teatro ao ar livre – de abril a outubro

As peças não são encenadas durante todo o ano. Isso porque, assim como o original, é aberto.  A temporada começa em abril, primavera, e vai até, outubro, no início do outono. Uma dica para quem pretende assistir uma apresentação ali: uma vez que os assentos são muito duros, você pode levar uma almofada para sentir-se mais confortável. Também é possível alugar uma almofada lá mesmo. É uma boa, porque as peças, em geral, são muito longas. Para quem vai ficar na parte sem assentos, é bom preparar-se: em dias de muito calor, é possível ver pessoas desmaiando. É uma boa ter uma garrafa com água para hidratar. Este vídeo Shakespeare Globe Theatre é mais um desses trabalhos que enchem a gente de orgulho. Ele enriquece em muito o nosso acervo de vídeos culturais. Acompanhe a Maria Alencar nessa viagem que vai levar você ao passado, numa viagem onde você só tem a aprender.

© 2009 - 2016 - Canallondres.tv - Todos os direitos reservados /