aula de maracatu em londres
sam alexander
Um professor inglês dando aula de maracatu em Londres.
Isso mesmo, que você leu, o “very English indeed”, como ele mesmo se define, Sam Alexander apaixonou-se por uma brasileira, com quem casou, e pelos ritmos da cultura da afro-brasileira durante o período em que viveu em Olinda e Salvador.
Bebendo na fonte
Em Olinda, ele aprendeu os toques dos tambores do maracatu pernambucano; na Bahia, tocou com o Olodum. Casado com uma brasileira, segundo eles, Bahia e Pernambuco deram nele um banho de negritude. Em 2012, Sam criou o Grupo Maracatu Estrela do Norte, que se apresenta no famoso Carnaval de Notting Hill, que acontece anualmente, no mês de agosto. Além disso, o Maracatu Estrela do Norte também tem participado de importantes festivais de música no Reino Unido.

Aula de Maracatu
Descubra mais:
Selva, um projeto de Manuela Benini.
Aula de maracatu em Londres – do básico ao avançado
Mas vamos à aula. Em um espaço comunitário na região de Stockwell, sul da cidade, Sam, pacientemente, ensina dos primeiros passos ao nível mais avançados a qualquer pessoa, de qualquer faixa etária que queira aprender a tocar o maracatu de baque virado. Aos poucos a aula vai se tornando em ensaio e até criar uma atmosfera que quem conhece Olinda reconheceria imediatamente. E quem não conhece, pode imaginar: a aula vira uma festa. A roda de alunos transforma o ambiente com ritmo, dança e alegria.

Aula de Maracatu
Antes do início de uma das aulas, entrevistamos o Sam que, diga-se de passagem, fala excelente português, para que você conheça um pouco mais sobre ele e a paixão que nutre pelo Brasil. como dissemos, não é todo dia que a gente encontra um britânico dando aula de maracatu, então, quando a oportunidade aparece, a gente não pode deixar de registrar.