aula de piano particular em londres
ivan pires

Ivan Pires nasceu em São Paulo, mudou-se para Curitiba ainda criança.

Lá, ele cresceu e começou a estudar música. Foi quando passou a dedicar-se ao instrumento que o tornaria professor e concertista: o piano. Hoje,  parte do tempo dele é dedicada a dar aula de piano particular em Londres. Os alunos são pessoas de todas as idades.

Neste vídeo, gravado na casa da família do garoto Kannon Bhattacharyya, um dos vários alunos para quem ele dá aula de piano em Londres. Antes de desembarcar em Paris, em 2003, ele passou um período trabalhando no Amazonas, durante o qual teve uma intensa atividade como professor.

aula particular de piano

Ivan Pires e Kannon Bhattacharyya

Descubra mais:

Um concerto solo da pianista brasileira Clélia Iruzun

Na capital francesa, onde ficou 5 anos. Ivan estudou musicologia na Sorbonne. Em seguida, começou a dar concertos, tanto lá, como em outros países europeus. Ivan também conta um pouco sobre o processo que o levou a decidir-se por música. Surpreendentemente, ele quase terminou o curso de direito, em Curitiba.

aula particular de piano

Kannon Bhattacharyya

Só mesmo aos 21 anos é que a decisão pela música foi definitivamente tomada. Feita essa introdução, o principal foco da conversa de Ivan com o Canal Londres foi sobre a experiência de trabalhar dando aula de piano, para adultos e crianças, em Londres.

professor de piano

Ivan Pires

Diferenças entre lá e aqui

Ele faz algumas revelações muito interessante.  A destacar, uma comparação entre o sistema britânico de ensino de música nas escolas e o brasileiro. Na verdade, o nosso é praticamente inexistente. Isso porque, no Brasil, são os conservatórios que concentram a maior parte dos alunos que desejam estudar música.

aula de piano privada em londres

Ivana Pires e Kannon Bhattacharyya

A ironia é que, embora o Brasil seja um autêntico celeiro de talentos musicais, num país rico como a Inglaterra, aprender música é bem mais barato e acessível. Ficam as palavras de Ivan como um alerta e a indicação de um modelo que o Brasil bem que poderia adotar.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv