bachianas nº 5 para soprano
e orquestra de violoncelo

São muitos os nomes de peso da música brasileira no exterior: João Gilberto, Tom Jobim, Villa-Lobos, Tânia Maria, Hermeto Pascoal, são apenas alguns entre muitos. O vídeo abaixo mostra o trabalho de um desses brasileiros: Heitor Villa-Lobos. Bachianas nº 5 , uma das obras mais conhecidas dele, foi apresentada em um concerto beneficente organizado pela Amazon Art, ONG dirigida pelo violoncelista Diego Carneiro.

Foi com o objetivo de registrar o prestígio da música brasileira no exterior, que a gente aqui no Canal Londres decidiu dedicar uma página exclusiva para essa expressão singular da nossa cultura. Com este  vídeo, a gente quer relembrar que o sucesso da música brasileira fora do Brasil, não é nem recente, nem se resume ao samba ou bossa nova, nossos ritmos mais conhecidos no exterior.  Hoje, é a diversidade que faz a nossa riqueza cultural ser tão única.

bachianas

Frequentemente, nos esquecemos desse grande músico brasileiro que foi Villa-Lobos e, por isso, aceitamos com o maior prazer o convite feito pelo violoncelista Diego Carneiro para cobrir este evento, que também é uma homenagem aos 50 anos da morte do grande compositor brasileiro.

Maya Sapone

Além do próprio Diego, essa interpretação da Bachianas nº 5 para soprano e orquestra de violoncelo, traz a cantora italiana Maya Sapone e mais dois violoncelistas brasileiros radicados na Europa: Diego Cardoso e Joás Cardoso. É o tipo do vídeo que vale a pena apreciar até de olhos fechados.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv