baianasystem
passagem por londres

Pode-se afirmar que o BaianaSystem é mais um produto dessa infinita fábrica de criatividade musical chamada Bahia. O grupo surgiu em Salvador, em 2009, com uma proposta ousada e inovadora: unir a  e promover um diálogo entre a guitarra baiana o Sound System. A guitarra baiana, criação de Dodô e Osmar, deu origem ao trio elétrico, enquanto que o Sound System e produto de outra fábrica inesgotável de criatividade musical: a Jamaica.

Quem faz o BainaSystem

O projeto começa a nascer como uma idealização do guitarrista Roberto Barreto. A ele se juntam o baixista e produtor Marcelo Seco e Russo Passapusso, adicionando os elementos da cultura sound system. Ao longo do caminho, outros nomes foram sendo agregados.

Alguns se tornaram integrantes da banda, enquanto que outros deram contribuições em diferentes etapas vividas pelo grupo, desde 2009. Vale destacar que o conceito visual tambéé parte integrante da linguagem sonora do BaianaSystem.

BaianaSystem

BaianaSystem

Da Bahia para o mundo

Desde o ano de criação, o BaianaSystem tem ampliado o seu alcance dentro e fora do Brasil. O grande impulso veio, inicialmente, das participações no carnaval baiano e em festivais de música nacionais. Não demorou para que as turnês internacionais passasse a fazer parte do calendário anual da banda: China, França, Japão, Rússia, entre outros países. Mas faltava Londres.

maria santos

Maria Santos

A vez de Londres

A capital londrina entrou no circuito do BaianaSystem a partir de um esforço coletivo. Juntas, a Mama Sound, dirigida pela brasileira, e baiana, Maria Santos e a Movimientos tornaram possível a inclusão de Londres no roteiro europeu do BaianaSystem, em 2018. O local escolhido para a estreia em solo britânico foi o Village Underground, em Shoreditch. Maria Santos, também participa em nosso vídeo, fazendo as vezes de mestre cerimônia.

baiana system

Por ter sido uma apresentação única, muitos brasileiros, britânicos e europeus acabaram não tendo a oportunidade de conhecer o BaianaSystem de perto. Neste sentido, o nosso vídeo, gravado durante a passagem de som, ganha o peso de um registro que tambéé único. A gente pode dizer que é apenas um aquecimento, enquanto aguarda o retorno deles a capital londrina. Tomara que não demore.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv