bairro da gracia
em barcelona

O Bairro da Gracia merece um lugar especial em sua viagem a Barcelona.

Principalmente para quem curte fugir do lugar comum. Com as ruas e praças típicas, é um lugar que mantém o ar de vilarejo do interior. Para mostrar essa preciosidade que escapa aos olhos dos mais apressados, a sua guia também é especial:  a designer brasileira Tati Guimarães.

Descubra mais:

Um passeio pela cidade mais antiga do hemisfério sul da Europa: Cadiz

Morando há mais de uma década na Espanha, ela é um exemplo de como um sonho pode ser construído até tornar-se realidade. Mais que a história de uma vencedora, Tati tem uma trajetória que pode servir de inspiração para muita gente.

História de um talento brasileiro

Ao desembarcar em Barcelona, com apenas 22 anos, muito talento e vontade de construir a sua vida ali. Passo a passo, ela foi encontrando o espaço e reconhecimento para o seu trabalho. Era o caminho para a realização profissional que começava a ser construído. Ao assistir o vídeo acima, onde ela mostra as peças que desenvolve, você logo percebe que está diante de um talento. Sempre com a preocupação de utilizar materiais reutilizáveis, as conquistas de Tati não aconteceram por acaso.

design de tati guimarães

A primeira parte da nossa conversa acontece no escritório dela, Ciclus,  no tradicional Bairro de Gracia. Depois de falar um pouco da experiência dos primeiros anos na cidade, esperanças, experiências profissionais e mostrar alguns dos seus trabalhos, ela vai levar você para um passeio muito especial pelas ruas do seu bairro.

bairro da gracia

Barcelona fora do roteiro tradicional? Bairro da Gracia.

A Gracia já foi um município autônomo, até o início da segunda década do século XX. Na verdade, Barcelona como é hoje, é o resultado da incorporação de vários municípios que se localizavam na órbita da cidade. A Gracia foi um deles até 1922. Era o período conhecido como Época da Expansão, quando passou a fazer parte de Barcelona. É um lugar aconchegante cuja beleza das ruas deve-se à bela arquitetura do seu casario tradicional.

bairro da gracia em barcelona

Um belo exemplo de lugar para conhecer na Gracia é a Calle Verde: muito arborizada, como o nome sugere, bares, lojas, que enchem os olhos e dão leveza a qualquer passeio. É uma das ruas prediletas da nossa guia local. Uma das razões é que na Calle Verde ficam os cinemas favoritos de Tati.

Aqui e ali uma pracinha convidativa dá ao bairro a agradável atmosfera de cidade do interior. São praças onde você pode sentar para uma cerveja com os amigos, um almoço, ou simplesmente para apreciar a paisagem e os moradores da região no seu ir e vir cotidiano. Tudo muito longe do stress de cidade grande.

tati no bairro da gracia

Tati Guimarães

Numa dessas praças, paramos para um almoço delicioso e educativo. Embora muita gente associe a paella à Espanha, a Tati deixa claro que, na Catalunha, o tradicional é o arroz negro. Ele é preparado com mexilhões, lula, polvo e cozinhado na tinta do próprio polvo, o que lhe dá a aparência escura e origem ao nome do prato. Só não se espante com a mudança que essa tinta provoca na cor da língua.

Tudo isso faz desse vídeo algo muito especial. Se você conhece apenas o lado cartão postal de Barcelona, a exemplo do Parque Guell, e a Casa Batlló, o Bairro da Gracia vai te surpreenderÉ um dos lugares que você não pode deixar de conhecer em Barcelona. Você vai se apaixonar e se sentir mais íntimo da capital catalã.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv