bairro de shoreditch
com carol aquino
O bairro de Shoreditch é sinônimo de moda, tendências e modernidade.
Londres é uma cidade que lança tendências para o mundo, nas áreas arte, da música, da moda e do design. Então imagine que Shoreditch é o bairro que lança tendências na capital inglesa. E para conhecer este bairro muito especial, nada melhor que alguém que, além de trabalhar com tendências de consumo e mora no coração de Shoreditch.
Descubra mais:
Um passeio guiado pelos mercados do leste de Londres com Carol Aquino
Nossa guia por Shoreditch
Carol Aquino é carioca e está morando pela segunda vez em Londres. No intervalo entre as duas etapas, ela viveu em Barcelona. Formada em economia, ela tem mestrado em Políticas Públicas e outro em Jornalismo de Moda. Entre outros interesses, ela é apaixonada por moda, arte, design, música e política.

Carol Aquino
Ela conseguiu juntar todos estes interesses trabalhando com tendências de consumo. E o que você vai ver ao acompanhá-la em muito a ver com este caldeirão de interesses: tudo é sem fronteiras, sem essa história de cada um no seu quadrado. Todos os quadrados interagem e você pode trafegar entre eles, sem barreiras. É isso que caracteriza o bairro de Shoreditch.
Bairro de Shoreditch – um pouco de história
Shoreditch tem uma longa história antes de tornar-se um dos lugares da moda em Londres. Na Era Vitoriana, era um bairro pobre, o equivalente ao que no Brasil é uma favela. Durante muito tempo, foi um lugar que atraia imigrantes. A grande virada começou a acontecer em meados dos anos 90. Os seus muitos galpões abandonados começaram a ser ocupados por artistas e profissionais ligados ao universo da arte, moda, comunicação e design.
Foram surgindo escritórios de arquitetura, grifes de moda, agências de publicidade e a paisagem mudou. Não apenas a paisagem, Shoreditch virou moda e se tornou uma área valorizada. Para isso, também contribuiu a sua localização. como exemplo, basta dizer que a City of London, o coração financeiro da cidade fica bem ao lado.
O primeiro exemplo dessa concepção de um mundo que foge dos padrões habituais, onde o estático e demarcado é a regra, está no local onde o passeio começa. O Cafe the White Rabbit é um café como outro qualquer só para quem o vê de fora. Quando você passa da entrada percebe que, mais para dentro, ele também é um estúdio.
E assim acontece em diversos lugares ao longo do passeio. Um restaurante com uma obra do consagrado Damien Hirst, onde também tem uma galeria de arte; um clube noturno onde também funcionam estúdios, uma floricultura que esconde a entrada de um restaurante. Isso é Shoreditch.

Carol Aquino
Shoreditch – espaço para a street art
Mas Shoreditch também é uma galeria de arte a céu aberto. Seus muros e paredes são as telas onde artistas de rua do mundo inteiro deixam suas assinaturas. Do desconhecido ao ao famoso e invisível artista britânico Banksy, há muito grafite para se apreciar nas ruas de Shoreditch. Tanto que virou rotina passeios de grupos organizados só para conhecer a “street art” se faz ali. Isso também é Shoreditch.

Carol Aquino
O nosso rolê por Shoreditch caminha para o seu final. E como tudo ali está em constante processo de mudança, Carol escolheu o lugar perfeito para se despedir de você: o Boxpark, um complexo de containers transformados em lojas pop-ups que são uma espécie de laboratórios de tendências. Tem de tudo com uma coisa em comum: o bom gosto.
As lojas funcionam de 3 a 1 ano e são vitrines para trabalhos de novos artistas, designers, estilistas e empreendeores. Ali, o amanhã é sempre diferente do hoje, que é diferente do ontem. como é este bairro que é único, localizado no leste de Londres e que atende pelo singular nome de Shoreditch.