história de um
bairro especial
vauxhall

Falar de Vauxhall é contar a história de um bairro especial.

Quem passa por esta região da cidade, de localização privilegiada, não imagina o quanto Vauxhall é especial. Sua história é muito peculiar. Se por um lado, o bairro tem as margens do Rio Tâmisa, no seu interior existem segredos escondidos. Segredos que merecem ser descobertos. Para isso, é essencial um guia local, alguém que viva ali.

Descubra mais:

Um passeio por Peckham o bairro mais diverso do Reino Unido

É o caso de Luís Sergio Vasconcelos, advogado, baiano e que trabalha com o mercado imobiliário. O fato de ser morador de Vauxhall e trabalhar com imóveis faz o nosso vídeo ficar ainda mais interessante. Por conta da sua localização, é uma região que tem passado por mudanças rápidas. Mas tem um lado desse bairro especial para quem quer conhecer a cidade que resiste. É esse pedaço do bairro que você vai ver nesta primeira parte da história, apresentada por Lula.

Vauxhall

Vauxhall –  das bombas às flores dos jardins

O corte no tempo é a Segunda Guerra Mundial. Vauxhall foi uma região muito atingida pelos bombardeios inimigos. Como resultado, ficou abandonado. O renascimento começa a partir de um movimento de ocupação, entre o final da década de 70 e o início dos anos 80.

Hippies começaram a habitar as casa deixadas para trás pelos antigos moradores. Não só ocupar, mas transformar o lugar. Foi essa ocupação que fez com que ele se tornasse um bairro diferente. Um lugar com história única.

casas em vauxhall

Luis Sergio Vasconcelos

Uma mini-metrópole

O trabalho de pessoas de diferentes nacionalidades fez daquele pedaço da cidade um espécie de refúgio. Neozelandeses, sul-africanos, australianos que, em comum, tinha o espírito da cultura hippie. As suas casas formam uma espécie de vila com seus jardins e recantos aconchegantes.  Mas a poucos metros dali, está movimentada estação central. E bem na frente da estação, a ponte de Vauxhall, fazendo a ligação com o norte da cidade.

vauxhall recanto

Outro aspecto que Lula ressalta em nosso vídeo é o papel que o poder público teve na formação do bairro. Foi a partir do financiamento da administração de Lambert, onde está Vauxhall, que a recuperação do espaço foi possível.

Para quem não está familiarizado com a divisão administrativa da capital inglesa, uma explicação: a cidade é dividida em 32 regiões administrativas chamadas de Boroughs. Lambert, é um deles.

sacada com flores

Na companhia de Lula você vai andar por dentro, pelo coração do bairro, pelo que faz dele um bairro especial em Londres. Em certos momentos, parece que você está passeando por um pequeno bosque. Assim como outros vídeos onde mostramos bairros da cidade, este é um presente para quem quer conhecer a cidade mais a fundo. Uma história que passou de pai para filho e que faz com que Vauxhall ainda mantenha o espírito comunitário dos seus fundadores.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv