east dulwich
bom de morar e passear

Localizado no sul de Londres, East Dulwich é parte do borough de Southwark.

Antes de falar sobre East Dulwich, é bom entender o significado de borough. Borough é o nome de cada região da cidade que funciona com certa autonomia administrativa. O equivalente a subprefeituras, no Brasil, mas com mais poder de decisão. Londres tem 32 boroughs.

flores em east dulwich

Descubra mais:

O bairro mais multi étnico do Reino Unido

East Dulwich – um bairro bom de morar e passear

East Dulwich é um bairro com muita história. Para conhecer um pouco um pouco dessa história, além de mostrar porque este é um dos bairros bom para morar e passear, o nosso apresentador dá uma volta, mostrando ruas comerciais e residenciais, parque, cinema, biblioteca pública e uma galeria de arte muito especial.

Vale ressaltar que o nosso guia mora na fronteira entre East Dulwich e Peckham, portanto, conhece bem esse pedaço da cidade.

dulwich park

De propriedade privada a bairro de classe média alta

O bairro começa a nascer no final do século X, como propriedade privada que, ao longo do tempo foi passando de mão em mão, até se tornar uma área pública. É uma história que tem muito em comum com o que aconteceu com outras áreas da cidade, em especial os parques londrinos.

dulwich picture gallery

Revitalizado, mais bonito, mais caro

Mas foi nas últimas duas décadas que East Dulwich começou a atrair residentes de outras regiões da cidade. Isso por conta de um processo que mudou radicalmente a face do bairro. Com o processo de revitalização, surgiram mais opções de lazer, com muitos restaurantes, cafés, cinemas, lojas, galerias de arte.

De um bairro pobre, passou a ser um dos mais cobiçados. Os imóveis, claro, tiveram os preços elevados, transformando-o em bairro de classe média alta. Em algumas das suas áreas mais exclusivas, como Dulwich Village, só pessoas de alto poder aquisitivo têm condições morar.

biblioteca pública de dulwich

Destino turístico e programa cultural

Toda essa mudança fez com que o bairro entrasse para a lista de bairros para conhecer em Londres, também por parte do turista. Principalmente o turista que já conhece as principais atrações da cidade, mas quer aprofundar um pouco mais os conhecimentos sobre uma cidade que não para de crescer. Para estas pessoas, um passeio de fim de semana por East Dulwich pode reservar surpresas muito agradáveis.

Dois exemplos são especialmente destacados por Silvino no vídeo acima: o belo Dulwich Park e a Dulwich Picture Gallery, uma das principais galerias de arte da cidade. Para quem curte arte barroca, a Dulwich Picture Gallery tem um dos mais valiosos acervos de Londres.

dulwich picture gallery

Acompanhe o nosso editor neste passeio muito descontraído, sem sair de onde você está. Depois, se ainda não conhece, certamente, você reservará algumas horas do seu roteiro de viagem, ou lazer, para uma caminhada por um dos lugares que essa cidade tem de especial para quem curte explorar e descobrir coisas novas.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv